Avaliação do desenvolvimento da preensão manual em crianças de 4 a 12 meses
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39790Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, preensão manual.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da preensão manual em crianças de 4 a 12 meses de idade institucionalizadas, em berçarios privados e em berçarios municipais, para verificar se existe um atraso no desenvolvimento da preensão e quais os possíveis fatores que podem interferir nesse desenvolvimento. Não foi encontrada na literatura uma avaliação do desenvolvimento da preensão manual em relação aos itens a serem avaliados neste trabalho; desse modo, optou-se por basear tal avaliação na revisão literária relacionando o desenvolvimento da preensão e a faixa etária da criança. Foram avaliadas 68 crianças de 4 a 12 meses de idade, de ambos os sexos, divididas em três grupos. Os resultados mostraram que as crianças institucionalizadas apresentaram um atraso no desenvolvimento da preensão manual na maioria dos itens avaliados. Observando o ambiente e a rotina dessas crianças, pôde-se perceber uma privação de espaço fisico, de brinquedos e de estímulos táteis e senso-perceptivos, o que pode estar interferindo na aquisição de novos padrões de preensão e de manuseio dos objetos. Apontase para a importância do fisioterapeuta, entre outros profissionais da área da saúde, em relação ao desenvolvimento infantil e, em especial, à preensão manual.Downloads
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