Conhecimento de mães e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento da linguagem de crianças de zero a vinte e quatro meses
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39782Palavras-chave:
desenvolvimento da linguagem, conhecimento de mães e auxiliares de educação em creche.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento de mães e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento da linguagem de crianças de zero a vinte e quatro meses de idade e sua relaçào COIll o nível de escolaridade dessas cuidadoras. Foram utilizados os seguintes métodos: estudo transversal analítico, realizado com uma amostra não probabilística de 20() mães e 50 auxiliares de desenvolvimento infantil, que constou de aplicação de questionário constituído por treze questões sobre o desenvolvimento de linguagem nessa faixa etária. Os principais resultados foram: nos grupos de mães, a frequência de acertos aumentou conforme o nivel de escolaridade em apenas quatro questões. Os resultados obtidos no grupo de auxiliares de desenvolvimento infantil ficaram aquém do esperado, quando comparados aos das mães com mesma escolaridade. Concluiu-se que os grupos de mães e auxiliares de desenvolvimento infantil foram capazes de observar a emergência de marcos significativos do desenvolvitnento da linguagem em crianças de zero a vinte e quatro meses e apresentaram diferenças pouco relevantes entre si.Downloads
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