Administração mirim em condomínio: análise de uma experiência participativa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39668Palavras-chave:
participação social, cidadania, educação popular.Resumo
A participação social é essencial para o processo de Promoção da Saúde, e deve ser incentivado desde a infância. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise retrospectiva da experiência de uma Administração Mirim em um Condomínio Residencial, com destaque para os seus fatores intervenientes, suas possibilidades e seus limites. Tal experiência foi uma tentativa de incentivar crianças a participarem de forma ativa e responsável nas questões, decisões e assuntos do edificio que fossem de seus interesses e necessidades. A análise demonstra que a Administração Mirim favoreceu o desenvolvimento individual e coletivo das crianças, que se envolveram de forma participativa em outros eventos e assuntos do edifício, apresentando idéias e buscando solucionar problemas. A análise possibilitou identificar aspectos importantes a serem observados em futuras propostas de Administrações Mirins, como uma contribuição para incentivar a participação social ativa e real, de crianças e adolescentes, em diversos espaços de convívio social.Downloads
Referências
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