Bakhtin e os processos de desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.19982Palavras-chave:
dialogismo, polifonia, linguagem, desenvolvimento, BakhtinResumo
A obra de Bakhtin tem sido apropriada não apenas pela Linguística, como também por diferentes áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Educação e as Artes. Ao aproximarmos este autor do campo do desenvolvimento humano, podemos compreender de que modo o dialogismo e a polifonia podem ser evocados no diálogo com os contextos desenvolvimentais e com as práticas discursivas. Essa aproximação contribui para repensar o paradigma científico que contempla o desenvolvimento unicamente como uma sequência linear de estágios e aquisições maturacionais. Para além dessas considerações reducionistas, Bakhtin provoca o leitor para narrar o seu próprio desenvolvimento, que é sempre relacional, dialógico e posicionado.Downloads
Referências
Bakhtin M (Volochinov). Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.
Freitas MTA. Nos textos de Bakhtin e Vigotski: um encontro possível. In: Brait B, org. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp; 2005: 295-314.
Marques MCS. Bakhtin: apontamentos temáticos. Primeira versão. 2004; 3(161):2-7.
Scorsolini-Comin F, Amorim KS. “Emmeu gesto existe o teu gesto”: corpo-reidade na inclusão de crianças deficientes. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2010;23(2): 261-269.
Levitan D, Furtado JR, Zanella AV. Jovens, imagens de si e a cidade: discursos em movimento. Rev Bras Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2009; 19(2): 283-296.
Todorov T. (1979). Prefácio. In: BakhtinM. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 1992.
Lukianchuki C. Dialogismo: a linguagem verbal como exercício do social. Rev Sinergia. 2001; 2(2).
Scorsolini-Comin F, Santos MA. Poesia mediada: dialogismo, linguagem e comunicação no filme “O carteiro e o poeta”. Rev Eletrônica de Comunicação, 2007;4: 1-15.
Soares-Silva AP. (Des)continuidades no envolvimento com o crime: construção de identidade narrativa de ex-infratores. SãoPaulo: IBCCRIM; 2003.
Amorim KS. Concretização de discursos e práticas histórico-culturais, em situações de frequência de bebês em creche. Tese de Doutorado em Saúde Mental, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2002.
Rossetti-Ferreira MC, Amorim KS, Soa-res-Silva AP, Carvalho AMA. Desafios metodológicos na perspectiva da rede designificações. Cadernos de Pesquisa,38(133): 147-170; 2008.
Rossetti-Ferreira MC, Amorim KS, Silva APS. Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(2):281-293; 2000.
Yaszlle CHD. Pré-escolas convivendo coma paralisia cerebral: uma análise do processo de inclusão/exclusão. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto; 2001.
Valsiner J. One hundred years: a constructive jubilee celebration for Lev Vygotsky and Jean Piaget. Culture Psychology, 2: 243-245; 1996.
Vigotski LS. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1987.
Rossetti-Ferreira MC, Amorim KS, Silva APS, Carvalho AMA, orgs. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento. São Paulo: Artmed; 2004.
Barros DLP. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: Fiorin JL, org. Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp; 1994.
Barbosa MV. A concepção de palavra em Bakhtin. Primeira versão. 2002; 20.
Bakhtin M (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 7ª ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; 1995.
Bakhtin M (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; 1999.
Bakhtin M. Toward a philosophy of the act. Trad. Ed Vadim Liapunov, Michael Holquist. Texas: University of Texas Press; 1993.
Santos MA, Gomes WB. Self dialógico: teoria e pesquisa. Psicologia em Estudo,15(2): 353-361; 2010.
Hermans HJM. The construction and reconstruction of a dialogical self. J Constructivist Psychology. 16: 89-130; 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis