Influência do mobiliário nas atividades lúdicas em escolares com paralisia cerebral

Autores

  • Franciane Teixeira de Oliveira Universidade Estadual Paulista; Programa de Pós-graduação em Educação
  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Especial

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19893

Palavras-chave:

Educação especial, paralisia cerebral, mobiliário, adaptação

Resumo

Este trabalho analisou o desempenho de alunos com paralisia cerebral espástica durante a realização de atividades em dois tipos de assentos: lona e madeira. Participaram do estudo onze alunos com paralisia cerebral espástica, maiores de seis anos. Foi utilizado um protocolo de tarefas de membros superiores, adaptado para a realidade brasileira, para verificar se o assento utilizado na cadeira influenciava ou não o desempenho manual desses alunos. A coleta de dados realizou-se com os alunos sentados na cadeira com assento de lona, e na cadeira com o assento de madeira. A análise dos dados foi realizada por meio da pontuação das atividades realizadas nos dois assentos. Pôde-se concluir que todos os participantes apresentaram dificuldades na realização das atividades, devido às suas limitações motoras, visto que exigiam movimentos finos, força de preensão e coordenação, para sua realização efetiva. Foi possível observar, também, que a maioria dos participantes obteve maior pontuação no assento de lona. Além disso, pôde ser verificado que a distribuição topográfica da paralisia cerebral influenciou na realização das atividades.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original