"Uma escola diferente": estudo psicossocial de jovens e seu contexto escolar

Autores

  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcela de Andrade Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiza Manoela Boell Rovaris Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tahiana Pereira Brittes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bianca Louise Leme Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19799

Palavras-chave:

Psicologia Social, Escola alternativa, Jovens

Resumo

Este estudo se caracteriza por reflexões tecidas a partir de uma prática psicossocial em um contexto escolar de Florianópolis. A escola Sarapiquá foi constituída por um grupo de pais que buscavam uma escola alternativa aos modelos tradicionais existentes na capital de Santa Catarina no início da década de 80. Inicialmente, o trabalho pedagógico voltou-se para o ensino infantil e há cinco anos inaugurou o ensino fundamental II (5ª a 8ª série). Desde então, vem buscando estratégias para aprimorar a proposta político-pedagógica, e suas respectivas práticas, para um melhor atendimento das novas demandas emergidas a partir da inserção do público jovem neste contexto. Neste processo, os profissionais da escola vêm enfrentando desafios, incertezas e reflexões. Ao mesmo tempo em que novos projetos e idéias são elaborados, busca-se também conservar as marcas alternativas, marcando um movimento de permanências e transformações, na identidade do projeto político-pedagógico. Pretende-se investigar quais os sentidos que os jovens da 7ª série atribuem a este espaço, buscando analisar a relação psicossocial entre os sujeitos e o contexto escolar. Ao refletir sobre as formas de subjetivação e objetivação destes jovens em relação ao local onde estudam, pode-se propiciar mediações entre os interesses e motivações dos estudantes e da coordenadoria, participando na construção de sujeitos críticos e de práticas educacionais mais satisfatórias para ambas as partes, sem comprometer a identidade alternativa da escola.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original