Conhecimento de mães primíparas sobre desenvolvimento infantil: um estudo em Itajaí, SC

Autores

  • Anna K. Silva Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Mauro L. Vieira Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia
  • Maria L. Seidl de Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodolfo C. Ribas Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19766

Palavras-chave:

Mães primíparas, Desenvolvimento infantil, Contexto sócio-econômico, Crenças parentais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar conhecimentos que mães primíparas têm ao longo de primeiro ano de vida de seu filho sobre o processo de desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 109 mães primíparas, maiores de 18 anos, com filho ou filha de até um ano de vida e que viviam na cidade de Itajaí (SC). Para sua realização foi utilizado o KIDI (Knowledge of Infant Development Inventory) e para identificar o nível socioeconômico dos pais foi utilizada a Escala de Avaliação de Status Socioeconômico de Hollingshead. Através de análise estatística, foi verificado que fatores sócio-demográficos, tais como: escolaridade e ocupação da mãe estão correlacionados significativamente com seu conhecimento sobre cuidados parentais. Foi constatado que o maior conhecimento das mães é sobre cuidados parentais (crenças, estratégias e comportamentos dos pais). Conclui-se que o status socioeconômico é um fator importante na determinação do conhecimento da mãe sobre sua criança.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original