A construção do olhar de intérprete: o ensaísmo crítico de Gilda de Mello e Souza
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140536Palabras clave:
Gilda de Mello e Souza – Ensaísmo – Crítica – Estética – Pensamento social brasileiro.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos da produção ensaística de Gilda de Mello e Souza (1919–2005). Tentaremos, neste artigo, traçar um esboço referenciado no contexto da trajetória intelectual da autora que, estruturada no ensaísmo crítico, estabeleceu um método de escrita livre e original no campo das artes, da estética e do pensamento social. Acreditamos que o programa e a metodologia presentes nos ensaios de Gilda propõem um programa crítico interdisciplinar que envolve uma análise estética e sociológica dos autores e artistas que a crítica toma como objeto. Para dar base a esse argumento, o artigo buscará, num segundo momento, compreender o olhar crítico com que Gilda analisa alguns aspectos dos processos sociais no Brasil e constrói um tipo particular de análise interpretativa da cultura e da sociedade brasileiras.
Descargas
Referencias
ANDRADE, M. de.Macunaíma,oherói sem nenhum caráter. São Paulo: Livros Técnicos/Secretaria e tecnologia de Cultura de São Paulo, 1978.
ARANTES, P. E.; ARANTES, O. B. F. Sentidodaformação: três estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lúcio Costa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
ARANTES, P. E. Um departamento francês de Ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
ARÊAS, V. Prosa Branca. Revista Discurso, (26), p.19-32, 1996.
ARRUDA, M. A., Metrópole e cultura. São Paulo: Edusp, 2015.
BASTIDE, R. Arte e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
__________. Por uma sociologia da arte. Temposocial, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 295-305, 2006.
BASTOS, E. R.; BOTELHO, A. Por uma sociologia dos intelectuais. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, n. 4, p. 889-919, 2010.
BLAY, E. A; LANG, A. B. S. Mulheres na USP: horizontes que se abrem. São Paulo: Editorial Humanitas, 2005.
CANDIDO, A. Literaturae sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
GALVÃO, W. A. (Org.). A palavraafiada. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JACKSON, L. C. Tensões e disputas na sociologia paulista (1940-1970). Revista Brasileirade Ciências Sociais, v. 65, p. 33-49, 2007.
MICELI, S.; MATTOS, F. (Orgs.). Gilda: a paixão pela forma. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2007.
PEIXOTO, F. A. Franceses e norte-americanos nas ciências sociais brasileiras, 1930 a 1960. Textos Idesp, 1988.
PINHEIRO, D. Jogo de damas: trajetórias de mulheres nas ciências sociais paulistas (1934-1969). Cadernos Pagu, n. 46, p.165-196, jan./abr. 2016.
PONTES, H. Destinos mistos: os críticos do grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
__________. Intérpretesda metrópole:históriasocial e relaçõesde gênero noteatroe nocampointelectual,1940-1968. São Paulo: EDUSP, 2011.
__________. Modas e modos: uma leitura enviesada de O espírito das roupas. Cadernos Pagu, n. 1, p. 13-46, 2004.
PRADO JÚNIOR, B. Entre Narciso e o colecionador ou o ponto cego do criador. RevistadoIEB, n. 43, p. 9-36, set. 2006.
SOUZA, G. de M. e S. A ideiaeo figurado. São Paulo: Editora 34, 2005.
__________. Exercíciosdeleitura. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, [1980] 2009.
__________. O espíritodas roupas:a moda noséculo XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
__________. Otupieoalaúde: umainterpretaçãodeMacunaíma. São Paulo: Editora 34, 2003.
MICELI, Sérgio. (Org.) História das ciências sociais no Brasil, v. 1. São Paulo: Sumaré; FAPESP, 1995.
__________. Intelectuaisàbrasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Humanidades em diálogo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.