Beauvoir e Lévi-Strauss: antropologia e filosofia da existência na gênese de O Segundo Sexo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.176794Palavras-chave:
O segundo Sexo, Simone de Beauvoir, Existencialismo, EstruturalismoResumo
O ponto de partida para as formulações feitas a seguir, por meio das quais abrimos um espaço de leitura e investigação de O Segundo Sexo, foi a presença dos dados etnográficos articulados pela filósofa francesa Simone de Beauvoir na obra acima mencionada. Ao investigarmos de que maneira a gênese de O Segundo Sexo se relaciona com o debate em torno do legado da tradição filosófica da modernidade europeia e com a fundamentação das ciências sociais na primeira metade do século XX, deparamo-nos com a necessidade de detalhar o encontro entre o pensamento de Beauvoir e as teses de Claude Lévi-Strauss em As Estruturas Elementares do Parentesco. O presente artigo se dedica a esmiuçar essa relação, na intenção de entender como os métodos da antropologia, formulados e discutidos no período, representaram novos caminhos filosóficos para as insuficiências conceituais sentidas por Beauvoir.
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