Estado Nacional, petróleo e desenvolvimento: uma análise furtadiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2013.106240Palavras-chave:
economia política – subdesenvolvimento – desenvolvimento – petróleo – soberania econômicaResumo
O artigo visa a compreender o papel que o controle e a exploração do petróleo cumprem para os Estados nacionais, especialmente o brasileiro, situando-o na perspectiva do desafio furtadiano de superação do subdesenvolvimento, através da modificação das estruturas econômicas e sociais.
Downloads
Referências
AFFONSO, Rui de Britto Álvares. A ruptura do padrão de financiamento do setor público e a crise do planejamento no Brasil dos anos 80. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, IPEA, n. 4, dez. 1990.
ARDENGHY, Roberto Furian. As agências reguladoras e o princípio da legalidade: o caso da Agência Nacional do Petróleo. In: PIRES, Paulo Valois (Org.). Temas de direito do petróleo e do gás natural II. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
BARROS, Pedro Silva; SCHUTTE, Giorgio Romano; PINTO, Luiz Fernando Sanná; FUSER, Igor; REIS, Solange. Além da autossuficiência: o Brasil como protagonista do setor energético. In: ACIOLY, Luciana;
CINTRA, Marcos Antonio Macedo (Org.). Inserção internacional brasileira soberana. Brasília: IPEA, 2010, v. 1.
BARROSO, Luís Roberto. Modalidades de intervenção do Estado na ordem econômica. Regime jurídico das sociedades de economia mista. Inocorrência de abuso de poder econômico. In: Temas de direito constitucional. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006, tomo I.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.
______. O ainda indispensável direito econômico. In:BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita; BERCOVICI, Gilberto; MELO, Claudineu de (Org.). Direitos humanos, democracia e república: homenagem a Fábio Konder Comparato. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
______. Petróleo, recursos minerais e apropriação do excedente. São Paulo: USP, 2010. Tese de titularidade apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
CLÈVE, Clèmerson Merlin; MARTINS, Alessandra Ferreira. Princípios constitucionais da atividade econômica petrolífera e Lei 9.478 de 1997. A&C – Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, Fórum, n. 18, p. 43-50, out./dez. 2004.
FERREIRA, Antônio Luís de Miranda. A desmonopolização do mercado. In: PIRES, Paulo Valois (Org.). Temas de direito do petróleo e do gás natural II. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
EVANS, Peter. A tríplice aliança: as multinacionais, as estatais e o capital nacional no desenvolvimento dependente brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
FIORI, José Luís (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
______; MEDEIROS, Carlos de Aguiar (Org.). Polarização mundial e crescimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
FOLHA DE S.PAULO. Conteúdo nacionalista. São Paulo, 12 jun. 2012. Opinião, Editorial, p. 2.
FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto/Centro Editorial Celso Furtado, 2009a.
______. Formação econômica do Brasil [edição comemorativa 50 anos]. São Paulo: Companhia das Letras, 2009b.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988: interpretação e crítica. 12. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.
LUÍS, Alessandro S. Octaviani. Recursos genéticos e desenvolvimento: os desafios furtadiano e gramsciano [mimeo]. São Paulo: USP, 2008. Tese de doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MENEZELLO, Maria D’Assunção Costa. A regulação e o direito do petróleo: introdução ao direito do petróleo e gás.In: SUNDFELD, Carlos Ari (Org.). Direito administrativo econômico. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.