Atlântida: Carnavalizando o Cinema Brasileiro

Autores

  • Luis Felipe Kojima Hirano Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106152

Palavras-chave:

Cinema – Chanchada – Relações raciais – Antropologia – Comicidade

Resumo

Este artigo pretende analisar sob uma perspectiva antropológica o aspecto cômico do gênero cinematográfico que ficou conhecido por “chanchada”, tendo como base a análise do filme “Carnaval Atlântida”, dirigido por José Carlos Burle em 1952. A película permite entrever pistas para análise de três aspectos diversos do cinema brasileiro do período (1940-1950): um debate sobre a identidade nacional; as representações do negro; e a trajetória da Atlântida, empresa cinematográfica que desenvolveu e produziu grande parte das chanchadas. Argumento no decorrer do artigo que a comicidade presente na chanchada, em especial nesse filme, é um aspecto privilegiado para visualizar a complexidade desse gênero cinematográfico que, por muito tempo, foi tido como um “arremedo vulgar” dos musicais norte-americanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Felipe Kojima Hirano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Ciências Sociais pela USP.

Referências

AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras,1989.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura popular na Idade Média e renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: UNB, 1987.

BERNARDET, Jean Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

CARVALHO, Noel dos Santos. O negro no cinema brasileiro: o período silencioso. Plural – Revista de pós-graduação em sociologia, São Paulo, FFLCH/USP, 2003.

______. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. Tese (Doutorado) – FFLCH/USP, São Paulo, 2005.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1978.

DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 1994.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1973.

MEIRELLES, William Reis. Paródia e chanchada: imagens do Brasil na cultura das classes populares. Londrina: Eduel, 2005.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

NEVES, David. O cinema de assunto e autor negros no Brasil. Cadernos brasileiros, [S.l.], ano 10, n. 47, p.75-81, 1968.

NULL, Cary. Black Hollywood: the black performer in motion pictures. New York: Carol Publishing Group, 1975.

RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe (org). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2004.

RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. São Paulo: Pallas, 2001.

SALIBA, Elias Tomé. A dimensão cômica da vida privada na república. In: SEVCENKO, Nicolau (org). História da vida privada: república da belle époque à era do rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998. v. 3.

SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e imagens do Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.

SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Entre amigas: relações de boa vizinhança. In: Revista USP: dossiê nova história, São Paulo: USP, 1994.

______. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: ______. História da Vida Privada IV. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Cia das Letras, 2002.

STAM, Robert. Refl exivity in fi lm and literature: from Don Quixote to Jean-Luc Godard. New York: Columbia University Press, 1992.

______. Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema and culture. Los Angeles: Duke University Press, 2004.

VIEIRA, João Luiz. From high noon to jaws: carnival and parody in Brazilian cinema. In: STAM, Robert; JOHNSON, Randal. Brazilian cinema. New York: Columbia University Press, 1995. p.256-269.

Downloads

Publicado

23-10-2008

Edição

Seção

Crítica e Arte

Como Citar

Hirano, L. F. K. (2008). Atlântida: Carnavalizando o Cinema Brasileiro. Humanidades Em diálogo, 2(1), 153-168. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106152