Os Sons e as Coisas

Autores

  • Rafael Rodrigues Garcia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106141

Palavras-chave:

Música – Renascimento – Classicismo – Estruturalismo – Arqueologia

Resumo

Trata-se de investigar a fundamentação da música no renascimento e a transição para o modelo de música do classicismo a partir dos postulados do estruturalismo. Pretende-se, então, mostrar em que medida a música, entendida como um setor da atividade humana ao qual a razão se volta, acompanha os processos da racionalidade ocidental que se desenvolve ao longo do tempo. Dessa maneira, o recorte que aqui é feito para fundamentar a música renascentista e sua posterior transição para o modelo clássico — ou seja, o advento da modernidade no campo da música — serve também como parâmetro para interpretar a evolução do fenômeno musical que se seguiu até os nossos dias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Rodrigues Garcia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Filosofia pela USP.

Referências

CHARRAK, A. La théorie musicale du 17e ao 18e Siècle: sur un changement de paradigme dans la rationalisation des phénomènes. Disponível em:.

CHASIN, I. O canto dos afetos: um dizer humanista. São Paulo: Perspectiva, 2004.

______. Monteverdi: humana melodia. Tese (Doutorado) – Departamento de História da FFLCH-USP, 2003.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Lisboa: Portugália Editora, 1966.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científi cas. São Paulo: Perspectiva, 1994.

KASSLER, J. C. The “science” of music to 1830. In: D’Histoire des Sciences. [S.L.: s.n.], 1980. p. 117-118.

MORENO, J. Musical representations, subjects and objects. Indianapolis: Indiana University Press, 2006.

PLATÃO. República. [São Paulo]: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os pensadores).

RAMEAU, J-P. Genération Harmonique. Disponível em: <http://www.chmtl.indiana.edu/tfm/18th/18th_Index.html>.

SILVA, P. T. Mersenne e a mecânica do som. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, 1998.

Downloads

Publicado

23-10-2008

Edição

Seção

Academia

Como Citar