Nietzche e o Espectador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106132Palavras-chave:
Nietzsche – Arte moderna – Gênio – EspectadorResumo
O autor ensaia abordar os desafi os propostos pelos movimentos modernistas do começo do século 20, no que concerne à relação arte/espectador, à luz do pensamento estético do fi lósofo Friedrich Nietzsche em seus últimos textos. Para tal, serve-se das refl exões empreendidas por Ortega y Gasset, Robert Klein e Paul Klee sobre as mudanças intentadas pela assim chamada arte moderna.
Downloads
Referências
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
KLEE, Paul. Sobre arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
KLEIN, Robert. A forma e o inteligível. São Paulo: Edusp, 1998.
NIETZSCHE. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
______. Fragmentos fi nais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, São Paulo: Imprensa Ofi cial do Estado, 2002.
______. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ORTEGA Y GASSET. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2005.
SCHOPENHAUER. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Unesp, 2007.
VASQUEZ, Carlos. A aparência embriagada. Cadernos Nietzsche: do Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, São Paulo, n.18, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.