O “Moderno Príncipe” Gramsciano: Ética e Política
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2007.106109Palavras-chave:
ética, nova ordem, socialismo.Resumo
Para Gramsci, o tema da “ética” era sempre uma questão de levar até o fi m o processo de “conhece-te a ti mesmo” iniciado pela modernidade. Essa transformação, numa sociedade de massas, só podia ser tarefa de um sujeito transindividual: o “novo” ou “moderno príncipe”. Este ensaio se dedica a ele, ao modo como Gramsci — um intelectual sempre engajado na luta por uma “nova ordem” — o concebeu. Para tal, está divido em quatro partes. A primeira aborda elementos da “fi losofi a da história” gramsciana e de sua “heterodoxia marxista”, que tende a enxergar muitas fendas de caráter preponderantemente “superestrutural” na maciça estrutura capitalista, em vez de aguardar seu espontâneo curto-circuito econômico. A segundo reconstrói a caracterização do novo príncipe, com base em Maquiavel, Notas sobre o Estado e a Política. A terceira se debruça sobre o papel educativo e “esclarecedor” do homem-coletivo socialista, sobretudo no que toca à educação, à cultura, e ao jornalismo. A quarta discorre sobre a luta do “príncipe” contra as forças que bloqueiam seu desenvolvimento, tanto as tradicionais, herdeiras carcomidas do velho poder senhorial e seu interesse pela dispersão das energias nacionais; como as propriamente modernas: os aparelhos privados de hegemonia, fortalezas e casamatas que resguardam o Estado; suas novíssimas trincheiras ideológicas, oriundas da “americanização” e industrialização da vida etc. Este breve ensaio espera despertar em seus leitores uma centelha daquela empatia quase imediata que se sente logo às primeiras páginas dos Cadernos do cárcere...
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política. São Paulo: Cortez, 1996.
GRAMSCI, Antonio; COUTINHO, Carlos Nelson (org.). Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, 6 vols.
GRAMSCI, Antonio; COUTINHO, Carlos Nelson (org.). Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, 2 v.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
MÉSZÁROS, István. Teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
SADER, Emir (org.). Gramsci. Poder, política, partido. São Paulo: Expressão Popular, 1992.
TOGLIATTI, Palmiro. Socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Ilha (Edições Muro), 1980.
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental e nas trilhas do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2004.
HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
LUKÁCS, Georg. Goethe y su época. México DF: Grijalbo, 1968.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1963.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.