O Atual Currículo do Curso de Geologia - USP e a Demanda de Profissionais Geólogos para a Atuação em Projetos de áreas Contaminadas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v4i0p61-66Resumo
Este trabalho apresenta uma contribuição à discussão da reforma curricular do curso de Geologia-USP considerando a atuação do geólogo em projetos de investigação e remediação de áreas contaminadas. Esta área de atuação vem experimentando forte expansão, principalmente após o surgimento da Lei Federal 9605 de Crimes Ambientais e de sua regulamentação em 1999. Apesar dos esforços na condução dos projetos de remediação dos casos existentes, sabe-se que a maior parte dos problemas ambientais ainda não é conhecida, fazendo acreditar que haveré uma tendência de crescimento da demanda de profissionais para atuar nesta área em longo prazo. Considerando que o geólogo desempenha papel imprescindível e de destaque em projetos de investigação e remediação, principalmente nas etapas de caracterização da geologia, hidrogeologia e da contaminação, acredita-se que algumas disciplinas deverão passar por ajustes para se adequar a algumas das atividades profissionais mencionadas na Resolução CONFEA 1010. Além disso, julga-se necessário realizar uma reavaliação da duração, conteúdo e ordenação temporal de algumas disciplinas geológicas fundamentais, cujos benefícios se estenderiam não somente para a atuação do geólogo em projetos de áreas contaminadas, mas também as demais áreas da Geologia Aplicada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).