Objet trouvé: etnografia de rua – Paris
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.181404Palavras-chave:
Etnografia de rua, Paris, Antropologia visualResumo
Esse pequeno ensaio faz parte de uma proposta mais ampla sobre a cidade de Paris, e teve seu início em 2012, inspirado pela relação entre o livro “Pasages”, de Walter Benjamin e as fotografias de Eugéne Atget. Naquele momento, durante o período de um mês, foram produzidas imagens de ruas, vitrines, passagens, e de pequenos cantos, através de três tipos de câmeras, sendo uma delas analógica. Baseadas e inspiradas nos olhares técnicos de Atget, mas também produzidas e trabalhadas a partir de uma câmera cega (GoPRO) e de uma câmera Lomo olho de peixe, foram criadas sobreposições de imagens no próprio negativo para que se evidenciasse a decomposição de espaços monumentais através das imagens.
Como continuação da proposta, em um período mais amplo, entre março de 2016 e fevereiro de 2017, a partir do deambular e do flanar fotográfico pelas ruas de Paris, situações fortuitas e encontros casuais com objetos imprevistos, indicativa dos diálogos que propõe a cidade, retomaram o pensamento de Jean Baudrillard, e fizeram latente e constante a busca por uma existência ou uma conversa entre os objetos e seu entorno. Objetos banais, esquecidos, descartados ou interferidos, que ao olhar fotográfico criam pulsões, transformando o fotógrafo em um coletor, em seu sentido mais antropológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando de Tacca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.