The Peacock Junction
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.178043Palavras-chave:
Fotografia, Paisagem, Ensaio, Cor, Pós-colonialismoResumo
Este ensaio apresenta imagens e textos que relatam o encontro com a paisagem contemporânea do Tamil Nadu, sul da Índia. No início de janeiro de dois mil e vinte, em decorrência de uma experiência educacional em uma instituição acadêmica indiana, iniciei a pesquisa visual que considera a fotografia de paisagem um procedimento de imersão no espaço para refletir sobre o território e suas representações. Em seus desdobramentos – uma vez que a paisagem revela-se como um espaço de interação – o gênero da fotografia de paisagem justapõe complexas relações que vão além de uma simples transcrição da natureza; expandindo a ideia de paisagem sobretudo por meio da transformação provocada por seus habitantes, a presença do observador, o extra-campo e suas inúmeras representações históricas.
Downloads
Referências
Al-Biruni, Abu Rayhan. (Trad. Edward C. Sachau). 1910. Alberuni'S India: An Account of the Religion, Philosophy, Literature, Geography, Chronology, Astronomy, Customs, Laws and Astrology of India About A.D.1030. Edinburgh: Ballantyne, Hanson & Co.
Banerjee, Sandeep. 2014. “Not Altogether Unpicturesque”: Samuel Bourne and the Landscaping of the Victorian Himalaya. Cambridge: University Press. Cambridge.
Cartier-Bresson, Henri. 2018. The Decisive Moment (3rd Ed.). Göttingen: Steidl.
Cartier-Bresson, Henri. 2017. Interviews and Conversations 1951 - 1998. New York: Aperture.
Chaudhary, Zahid R. 2018. On finitude: Life and Death under Neoliberalism. Amsterdam: Schilt Publishing. http://dx.doi.org/10.17613/pbkt-1s70
Eaton, Natasha. 2013. Colour, Art and Empire: Visual culture and the nomadism of representation. New York: I.B. Tauris.
Eaton, Natasha. 2014. Swadeshi Color: Artistic Production and Indian Nationalism, ca. 1905–ca. 1947. The Art Bulletin, 95:4, 623-641. DOI:10.1080/00043079.2013.10 786096
Guy, John, and Jorrit Britschgi. 2011. Wonder of the Age: Master Painters of India 1100–1900. Exh. cat. New York: The Metropolitan Museum of Art.
Kaimal, Padma. 2011. Color and Sculpture in South Asia.: Notes in the History of Art, Vol. 30, No. 3, SPECIAL ISSUE: SUPERFICIAL? APPROACHES TO PAINTED SCULPTURE (Spring 2011), pp. 33-39. Chicago: University of Chicago Press.
Nagar, Kshitj. 2016. World’s Oldest Working Photo Studio Shuts Down After Long Legal Battle. Petapixel, 18/06/2018. https://petapixel.com/2016/06/18/worlds-oldest-working-photo-studio-shuts-long-legal-battle/
Newhall, Beaumont. 1982 [1937]. The History of Photography: From 1839 to the present (5th ed.). New York: Museum of Modern Art.
Pinney, Christopher. 2008. The Coming of Photography in India. London: The British Library.
Rosenblum, Naomi. 1984. A World History of Photography. New York: Abbeville.
Schellini, Marcelo. 2017. UMM al-DUNYA Mãe do Mundo. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 2(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.128973
Singh, Raghubir. 2003. The Ganges. London: Thames & Hudson.
Singh, Raghubir. 2006. River of Colour: The India of Raghubir Singh (2nd ed.). London: Phaidon Press.
Sreedhar Pillai. 2019. As Tamil releases for 2019 fall below norm of 200-mark, a look at factors that led to declining numbers. Firstpost, 25/11/2019. https://www.firstpost.com/entertainment/as-tamil-releases-for-2019-fall-below-norm-of-200-mark-a-look-at-factors-that-led-to-declining-numbers-7693251.html
Vellore Institute of Technology. 2020. Self Study Report for 4th Cycle of Accreditation. Submitted to the National Assessment and Accreditation Council.: Bangalore.
Westerbeck, Colin e Sarah Greenough, Joel Snyder, David Travis. 1989. On the Art of Fixing a Shadow: One Hundred and Fifty Years of Photography. Los Angeles: Library of Congress.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Artioli Schellini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.