Nos meandos do processo criativo: o ritual da desmontagem no teatro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352Palavras-chave:
teatro, antropologia da arte, performance, criatividade, ritualResumo
O presente artigo aborda o ritual de teatro conhecido como desmontagem. Acompanhamos a apresentação de Tânia Farias, integrante do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, realizado em 2014. Nesse ritual vemos a vinculação que a artista estabeleceu, para realizar sua performance, entre sua história pessoal, a história do grupo e os desafios cênicos que enfrenta. Para poder representar ela desenvolve um vocabulário próprio de conteúdos expressivos. A desmontagem evidencia esses vínculos, abrindo ao público os bastidores do processo criativo. Com base nesse material, fazemos uma discussão sobre a questão da consciência e do tácito nos rituais.Downloads
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Publicado
2016-06-23
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Alves, Caleb Faria, e Leticia Virtuoso. 2016. “Nos Meandos Do Processo Criativo: O Ritual Da Desmontagem No Teatro”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116352.