A fundamentação ontológica da estrutura ética do juízo estético no primeiro-romantismo alemão: para construção histórico-sistemática do Juízo Infinito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v29i2p73-99Palavras-chave:
Juízo Infinito, Novalis, Schlegel, Kant, Primeiro-romantismo alemãoResumo
Revisitando os fragmentos de Schlegel e Novalis em Blüthenstaub (2016), o artigo busca apreender o processo de ontologização que a argumentação kantiana relativa ao juízo estético sofre, quando assimilado por Schlegel e Novalis. Para isso, lemos a “Analítica do belo”, da Kritik der Urteilskraft (1974b), de modo a depreender como a estrutura ética do juízo estético, em Kant sugerida apenas pela cláusula do como-se, ganha em Novalis e Schlegel uma interpretação ontológica. Assim, desenvolvemos a figura do Juízo Infinito, conceito com que buscamos circunscrever o triplo movimento pelo qual Schlegel e Novalis fundamentam ontologicamente a estrutura ética do juízo estético.
Downloads
Referências
Allison, H. (2001). Kant’s Theory of Taste. Cambridge: Cambrdgie University Press.
Beiser, F. (2002). German Idealism: the Struggle Against Subjectivism, 1781-1801. Harvard: Harvard University Press.
Bowie, A. (1997). From Romanticism to Critical Theory: the philosophy of German literary theory. London: Routledge.
Bowie, A. (2003). Aesthetics and subjectivity. Manchester: Manchester University Press.
Costa Lima, L. (2014). Mímesis: desafio ao pensamento. Santa Catarina: UFSC.
Frank, M. (1989). Einführung in der frühromantischen ästhetik: Vorlesungen. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag.
García, M. (2017). Menschliche Existenz und Metaphysik. In: Erhardt & Meißner. Wozu Metaphysik? München: Verlag Karl Alber.
Guyer, P. (1997). Kant and the Claims of Taste. Cambridge: Cambrdgie University Press.
Heidegger, M. (2010). Kant und das Problem der Metaphysik. Frankfurt am Main: Vitorio Klostermann.
Holz, H. (1970). Spekulation und Faktizität: Zum Freiheitsbegriff des mittleren und späten Schelling. Bonn: Bouvier.
Hughes, F. (2007). Kant’s aesthetic epistemology: form and world. Edinburg: Edinburg University Press.
Kant, I. (1974a). Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp taschenbuch.
Kant, I. (1974b). Kritik der Urteilskraft. Frankfurt am Main: Suhrkamp taschenbuch.
Kant, I. (2016). Crítica da Faculdade de Julgar. Tradução de Fernando Costa Matos. Petrópolis: Vozes.
Lebrun, G. (2002). Kant e o fim da metafísica. 2ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes
Levinas, E. (1971). Totalité et infini: essai sur l'extériorité. Paris: Le Livre de Poche, 1971.
Loureiro. G. (2024) Saudade do Infinito: ensaios de metafísica romântica I. Belo Horizonte: Quixote + e Associadas.
Novalis. (2016). Blüthenstaub. Berlin: Hofenberg.
Pareyson, L. (2017). Ontologia da liberdade: o mal e o sofrimento. Tradução de Vinicius Honesko. São Paulo: Edições Loyola.
Pinkard. T. (2014). German Philosophy 1760-1860: The Legacy of Idealism. Cambridge: Cambridge University Press.
Pippin, R. (1982). Kant’s Theory of Form: an Essay on the Critique of Pure Reason. Yale: Yale University Press.
Schlegel, F. Fragmente. (1973). In Hans, E. & Mohrlüder, G. (Orgs.) Ironie als literarische Phänomen. Stuttgart: Neue Wissenschaftliche Bibliothek.
Schelling, F. W. J. (1985). Philosophische Einleitung zur Philosophie der Mytologie. In Frank, M. (Org.), Ausgewählte Schriften, Band 5. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Schelling, F. W. J. (1995). Zur Geschichte der neueren Philosophie. In: Frank, M. (org.), Ausgewählte Schriften, Band 4. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Schuback, M. de S. C. (1998). O começo de Deus: a filosofia do devir no pensamento tardio de F. W. J. Schelling. Petrópolis: Vozes.
Strawson, P. (1975) The Bounds of Sense: An Essay on Kant's Critique of Pure Reason. Abingdon: Routledge.
Tilliette, X. (1987). L'Absolu et la philosophie: essais sur Schelling. Paris: PUF.
Uehling, T. E. (1971). The Notion of Form in Kant’s Critique of Aesthetic Judgment. Paris: The Hague.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim