Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p410Parole chiave:
formação de professores, psicanálise e educação, implicação no professarAbstract
A formação de professores é tomada como variável chave no enfrentamento das mazelas de nossa educação. Essa forma de tomar a questão é simplista por desconsiderar diversas variáveis que interferem na problemática, culpabiliza os professores ao mesmo tempo em que dá destaque para premissas técnico-didáticas. Por esta razão, tomamos as implicações do imperialismo racionalista e utilitarista na interpelação da palavra professoral que ressalta que há lógicas mais didáticas do que outras. Para tanto, elegemos como material de pesquisa as obras São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), os documentários Être et avoir (Ser e ter) de 2002, dirigido por Nicolas Philibert e Mon maître d’école de 2016, dirigido por Émilie Thérond e o filme Les grands esprits (O melhor professor da minha vida) de 2017, dirigido por Olivier Ayache-Vidal. A partir de reflexões psicanalíticas na educação, apontamos o intuito do discurso pedagógico hegemônico de tornar o professar psiquicamente “de graça” e que as condições de possibilidade da mestria passam pela implicação e engajamento no professar, já que o endereçamento da palavra educativa requer tomar distanciamento de modelos idealizados e universalizantes sobre a docência.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Elaine Cristina Mourão
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.