Psychoanalysis and Education: from the impossible education to the best path possible
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263Keywords:
psychoanalysis and education, formation, development, Freud, Sigmund, Winnicott, D.W.Abstract
This article of bibliography revision is inserted in the Psychoanalysis and Education area and its scope is analyze the impossible of the education – as described by Freud – and its interface with a best possible education in Winnicott. This study, based mainly by referred psychoanalysts, presents the subjectively involved teacher as major factor to contribute to the development of the student when enables who is in formation to identify with the society without major compromise in own personal spontaneity. Concludes that the value within teaching is far from applying technics and didactic models, once teaching requires being submitted to the experience in the human development, in which in an unconscious level, this submission makes possible to a good enough education to emerge from the real of the education.
Downloads
References
Arendt, H. (2016). Entre o Passado e o Futuro. 8a ed. São Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1954).
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
Cifali, M. (2009). Ofício "impossível"? Uma piada inesgotável. Educação em Revista [online]. 25(1), 149-164. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000100008
Freud, S. (1996a). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 7, pp. 119-229). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1905).
Freud, S. (1996b). Prefácio a juventude desorientada, de Aichhorn. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 19, pp. 161-163). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1925).
Freud, S. (1996c). O Mal-estar na civilização. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 21, pp. 38-92). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1930).
Freud, S. (1996d). Análise terminável e interminável. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 23, pp. 135-164). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1937).
Freud, S. (1996e). Novas conferências introdutórias sobre psicanálise: Conferência XXXIV. Explicações, Aplicações e Orientações. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 22, pp. 92-106). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1932).
Fulgêncio, L. (2022). Teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico-comparativo. Volume 1: Origens e consolidação. São Paulo, SP: Blucher.
Fulgêncio, L. (2018). Notas sobre o interesse da psicologia dinâmica de Winnicott para a educação. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. S1, 2(11), 2018. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3119
Kupfer, M.C. (1997). Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione.
Lajonquière, L. de. (1996). Criança, sua (in)disciplina e a psicanálise. In Indisciplina Na Escola. São Paulo: Summus.
Lajonquière, L. de. (2004). De Piaget a Freud: para repensar aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis, RJ: Vozes.
Lajonquière, L. de. (2008). Sigmund Freud: para uma educação além da pedagogia. ETD - Educação Temática Digital, 8, 1–19. doi: https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.710
Loparic, Z. (2000). O "animal humano". Natureza humana, 2(2), 351-397. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302000000200005&lng=pt&tlng=pt
Ribeiro, M. J. (2019). A Psicologia Escolar e o trabalho do professor: a importância do cuidado. Psicologia Escolar e Educacional [online], 23(e191685). doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011685
Voltolini, R. (2022). Crianças fora-de-série: psicanálise e educação inclusiva. São Paulo, SP: Benjamim Editorial.
Voltolini, R. (2011). Educação e psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Voltolini, R. (2018). Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo, SP: Zagodoni.
Winnicott, D. W. (1975). O Papel de Espelho da Mãe e da Família no Desenvolvimento Infantil. In O Brincar e a Realidade (pp. 153-162). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1967).
Winnicott, D. W. (1979). A mãe, a professora e as necessidades da criança. In D. W. Winnicott, A criança e seu mundo (pp. 214-224). Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, (Trabalho original publicado em 1964).
Winnicott, D. W. (1983a). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação (pp. 38-54). Porto Alegre, RS: Artmed. (Trabalho original publicado em 1960).
Winnicott, D. W. (1983b). Moral e educação. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação (pp. 88-98). Porto Alegre, RS: Artmed. (Trabalho original publicado em 1963).
Winnicott, D. W. (1983c). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação (pp. 79-87) Porto Alegre, RS: Artmed. (Trabalho original publicado em 1965).
Winnicott, D. W. (1999). O conceito de indivíduo saudável. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. (pp. 3-22). São Paulo, SP: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1971).
Winnicott, D. W. (1990a). O gesto espontâneo. São Paulo, SP: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1987).
Winnicott, D. W. (1990b). Natureza humana. Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1988).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.