Formação de professores e educação inclusiva: a démarche clínica centrada na transferência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p30-46Palavras-chave:
transferência, saber, pesquisa, grupos, formaçãoResumo
Este artigo se propõe a discutir a pertinência e a dinâmica do funcionamento do dispositivo de démarche clínica na formação de professores. Partindo da constatação dos limites da abordagem hegemônica na formação docente — aqui denominada abordagem cientificizante com método dedutivo —, levanta-se como hipótese que um trabalho de escuta de professores em grupos de discussão de casos — abordagem clínica com método indutivo —, nos quais se parte dos impasses que surgem no trabalho docente, permite levantar elementos que promovem um modo particular de implicação do professor na teorização de seu trabalho. Para tanto, discutiremos a posição da démarche clínica no interior do campo da formação docente, bem como analisaremos, através de fragmentos de trabalho nos grupos de escuta de professores, o funcionamento e a eficácia destes grupos na formação docente.
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