Os percalços da adolescência em meio às mentiras do mundo adulto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p180-184Palavras-chave:
Adolescência, Psicanálise, LiteraturaDownloads
Referências
Backes, C. (2004) A reconstituição do espelho. In: Costa, A. (Org.) Adolescência e Experiências de borda. (pp. 29-42). Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Ferrante, E. (2015) A amiga genial. São Paulo: Biblioteca Azul.
Ferrante, E. (2020) A vida mentirosa dos adultos. Rio de Janeiro: Intrínseca.
Ferrante, E. (2016a) Dias de abandono. São Paulo: Biblioteca Azul.
Ferrante, E. (2016b) História do novo sobrenome: a amiga genial, volume 2. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016b.
Ferrante, E. (2016c) História de quem foge e de quem fica. São Paulo: Biblioteca Azul.
Ferrante, E. (2017) História da menina perdida: maturidade-velhice. São Paulo: Biblioteca Azul .
Freud, S. (2016). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In. S. Freud, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Fragmento de análise de uma caso de histeria. (“O caso Dora”) e outros textos (P.C. Souza, trad., pp. 13-172.) São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1905)
Macedo, S. Alinhavos de tinta: o ato de tatuar-se na narrativa de sofrimento de um jovem adulto. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduação em Estudos Linguísticos, 2020.
Macedo, S. & Almeida, M. L. As transformações corporais na adolescência através de tatuagens, piercings e alargadores. Estilos da Clínica. Vol. 24, no 1. São Paulo, Jan-Abril 2019.
Rassial, J.J. (1999) O adolescente e o psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.
Secches, F. V. A. (2020) Elena Ferrante: uma longa experiência de ausência. São Paulo: Editora Claraboia.
Timerman, N. (2020) A nova aparição de Elena Ferrante. Revista Cult. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/a-nova-aparicao-de-elena- ferrante/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sybele Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.