O corpo na dor: automutilação, masoquismo e pulsão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i2p497-515Palavras-chave:
automutilação, dor, corpo, masoquismo, pulsãoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre corpo e dor na psicanálise. Tomamos como objeto de análise a automutilação - o ato de machucar o próprio corpo deliberadamente. A automutilação é uma questão clínica frequente nos consultórios dos psicólogos e psicanalistas, especialmente em clínicas com adolescentes. É um tema abordado pela psiquiatria, pois muitas pessoas que se machucam são encaminhadas para tratamento psiquiátrico, frequentemente medicamentoso. Na psiquiatria, a automutilação é considerada tanto como um sintoma de alguns transtornos mentais quanto um transtorno em si mesmo. Neste artigo, vislumbramos apresentar uma leitura da automutilação em sua relação com os destinos da pulsão e com o conceito de masoquismo desenvolvido por Freud.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.