Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância

Autores

  • Miguel M. Terradas Universidade de Sherbrooke; Departamento de Psicologia
  • Julie Achim Universidade de Sherbrooke; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188

Resumo

A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Terradas, M. M., & Achim, J. (2016). Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância . Estilos Da Clinica, 21(1), 170-188. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188