Cenas de um Brasil sem saída: imagens do neossujeito na telenovela Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.215003

Palavras-chave:

Telenovela Pantanal, Arranjos estéticos, Neoliberalismo e neossujeito

Resumo

O presente estudo aborda a telenovela brasileira Pantanal (2022) a partir dos modos de a obra dar a ver a personagem Madeleine. A reiteração de arranjos estéticos constituídos por elementos como a água e os ambientes domésticos quadriculados situam a personagem em imagens de paisagens anestésicas, possibilitando inferir a figurativização do neossujeito. Por meio da seleção, da organização e da análise de frames dos capítulos exibidos entre 31 de março de 2022 e 21 de maio do mesmo ano – da primeira aparição da personagem até o momento do acidente de avião que encerra sua trajetória na trama –, é possível assumir que as cenas investigadas, no que tange aos efeitos de sentido produzidos, funcionam como metáfora e metonímia de um aparelhamento neoliberal, permitindo que a plateia perceba-se alojada, eventualmente, em lugares semelhantes aos que são enquadrados pela telenovela e ocupados pela personagem.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), Curitiba, PR, Brasil.

  • Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fischer, S., & Vaz, A. (2024). Cenas de um Brasil sem saída: imagens do neossujeito na telenovela Pantanal. Estudos Semióticos, 20(1), 136-161. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.215003