ENCERRADO: Call for papers – vol. 15, n. 2 (2019) – dossiê temático "Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino"
Vol. 15, n. 2 - dezembro 2019 - Dossiê temático
"Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino"
Organização: Diana Luz Pessoa de Barros (USP, UPM), Lucia Teixeira (UFF) e Eliane Soares de Lima (USP)
Data-limite para submissão de artigos e resenhas ao dossiê: ENCERRADO.
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Afeita à elaboração de modelos e procedimentos de análise cada vez mais operacionais, que possibilitam a eficiente descrição e explicação do processo de constituição interna dos textos – quaisquer que sejam, ainda que concebidos como práticas ou formas de vida –, a Semiótica apresenta-se como instrumental teórico-metodológico de grande valia à compreensão e ao debate dos mais complexos e variados fenômenos sociais; entre eles, aqueles relacionados à Educação. Para essa esfera, contribuições podem ser oferecidas tanto no que diz respeito à análise sistemática dos discursos sobre (ou voltados ao) ensino, quanto na proposição de estratégias didáticas capazes de auxiliar e enriquecer o trabalho do professor em sala de aula. Por isso, este dossiê temático da revista Estudos Semióticos pretende reunir estudos e propostas de pesquisadores da Semiótica, e também de outras vertentes dos Estudos do Texto e do Discurso, interessados em refletir sobre questões que envolvem, de modo geral, o ensino. Seis direções principais são, então, sugeridas como eixos temáticos:
- a de verificar como os Estudos do Discurso e do Texto tratam, teórica e metodologicamente, das relações entre discurso científico, pedagógico e didático, e, sobretudo, das operações de didatização e divulgação, ainda pouco conhecidas;
- a de examinar os materiais didáticos como discursos, aí incluindo os livros didáticos, as gramáticas, as coletâneas, os dicionários, os cadernos de alunos, os planos de aula e muitos outros;
- a de investigar a fundamentação, objetivos e propostas de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Estaduais e Municipais de ensino, particularmente em relação às disciplinas de língua portuguesa, línguas estrangeiras e literatura;
- a de assinalar as contribuições dos Estudos do Discurso e do Texto à formação continuada dos professores da Educação Básica e às práticas de letramento em sala de aula;
- a de tratar das relações entre as novas tecnologias e o ensino, e do papel da internet na escola;
- a de mostrar a importância da escola na construção dos discursos de aceitação e inclusão sociais.