Cartas de Espinosa a Hudde

Autores/as

  • Samuel Thimounier

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.88395

Palabras clave:

Spinoza, Correspondência, Hudde

Resumen

A correspondência entre Spinoza e Johannes Hudde (1628-1704) é, na verdade, um conjunto de três epístolas, todas de autoria de Spinoza. Os escritos originais em holandês se perderam e os únicos existentes são as versiones latinas (provavelmente, feitas pelo próprio Spinoza) que constam nas Opera Posthuma (OP), da qual foram retraduzidas para o holandês a fim de compor os Nagelate Schriften (NS). 

O texto latino oferecido e sobre o qual nos valemos foi o da edição crítica de Carl Gebhardt. Dentre as traduções usadas como instrumentos de cotejo destacam-se a espanhola de Atilano Domínguez e a inglesa de Samuel Shirley. A intenção é, pois, oferecer ao leitor um documento de primeira ordem, tentando-se, quanto possível, conciliar a fidelidade às construções latinas, a nomenclatura conceitual da filosofia de Spinoza e uma leitura mais próxima do português do Brasil contemporâneo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Samuel Thimounier

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - FSB/RJ e em Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME.

Publicado

2015-06-09

Número

Sección

Tradução

Cómo citar