Para remendar a fé no existente: superstição secundária e ceticismo desiludido nos escritos sociológicos de Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.83779Palavras-chave:
Superstição secundária, Semierudição, Desilusão, Ideologia, Síntese.Resumo
A partir de uma leitura dos textos em que Theodor Adorno analisa a coluna de horóscopo do Los Angeles Times, busca-se delimitar a especificidade dos fenômenos sociais que o autor compreende sob o conceito de “superstição secundária”. Tratar-se-ia, para o autor, de novos processos de relação social, no interior dos quais os indivíduos estariam alienados em relação às fontes produtoras do conhecimento mágico concernente ao seu próprio presente e futuro. O que chama especialmente a atenção do autor é a postura cética e desiludida do receptor diante das informações que lhe são fornecidas: o público, mesmo não levando completamente a sério a validade objetiva do que dizem as colunas de horóscopo, nem por isso deixa de se orientar por seus imperativos. Na perspectiva adorniana, isso ocorre porque o horóscopo responde às necessidades libidinais de sujeitos que, incapazes de configurar intelectualmente os problemas sociais que os afligem, sucumbem ao conhecimento pseudorracional de ordem supersticiosa. Adorno encontra a chave para ultrapassar esse impasse numa figura renovada de Bildung, que envolve, por um lado, a ênfase na capacidade da consciência crítica de efetuar sínteses e a recuperação de uma vivência da temporalidade em que a duração, em chave bergsoniana, se sobreponha à espacialização do devir.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-06-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Eraldo Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows to share the work with an acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Como Citar
Santos, E. (2014). Para remendar a fé no existente: superstição secundária e ceticismo desiludido nos escritos sociológicos de Theodor Adorno. Cadernos Espinosanos, 1(30), 123-143. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.83779