Lei e educação: Em defesa da liberdade

Autores

  • Lucas Santos Pessoa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2024.217512

Palavras-chave:

Arbitrariedade, Educação, Locke, Lei, Liberdade

Resumo

O presente artigo visa argumentar que a lei e a educação, em John Locke, em alguma medida se complementam para ceifar a possibilidade de opressão, objetivando garantir a liberdade política dos indivíduos contra a dominação. Para efetivar esse objetivo, duas obras serão fundamentais: o Segundo tratado sobre o governo e Alguns pensamentos sobre a educação. Com base na primeira, buscaremos analisar as circunstâncias que resultaram na renúncia da liberdade por parte dos indivíduos, para associarem-se em sociedade sob a proteção da lei o que implica a necessidade de examinar o estado de natureza e o estado de guerra; na segunda, buscamos investigar a preocupação empregada pelo inglês no cuidado para que as crianças não se tornem opressoras. Com isso, esperamos contribuir com os futuros pesquisadores do pensamento político e educacional de Locke, de modo a demonstrar um possível meio de relacionar esses dois aspectos da filosofia do pensador inglês.

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Biografia do Autor

  • Lucas Santos Pessoa, Universidade Federal de Sergipe

    Mestrando, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pessoa, L. S. (2024). Lei e educação: Em defesa da liberdade. Cadernos Espinosanos, 51, 163-188. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2024.217512