Lei e educação: Em defesa da liberdade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2024.217512Palavras-chave:
Arbitrariedade, Educação, Locke, Lei, LiberdadeResumo
O presente artigo visa argumentar que a lei e a educação, em John Locke, em alguma medida se complementam para ceifar a possibilidade de opressão, objetivando garantir a liberdade política dos indivíduos contra a dominação. Para efetivar esse objetivo, duas obras serão fundamentais: o Segundo tratado sobre o governo e Alguns pensamentos sobre a educação. Com base na primeira, buscaremos analisar as circunstâncias que resultaram na renúncia da liberdade por parte dos indivíduos, para associarem-se em sociedade sob a proteção da lei o que implica a necessidade de examinar o estado de natureza e o estado de guerra; na segunda, buscamos investigar a preocupação empregada pelo inglês no cuidado para que as crianças não se tornem opressoras. Com isso, esperamos contribuir com os futuros pesquisadores do pensamento político e educacional de Locke, de modo a demonstrar um possível meio de relacionar esses dois aspectos da filosofia do pensador inglês.
Downloads
Referências
Androne, M. (2014). “Notes on John Locke´s views on education”. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.] v. 137, pp. 74-79.
Halldenius, L. (2003). “Locke and the non-arbitrary”. European Journal of Political Teory, London, v. 2, n. 3, pp. 261-279.
Hobbes, T. (2004). Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado eclesiástico e Civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda.
Locke, J. (2007). Ensaios políticos. Goldie, Mark (org.). São Paulo: Martins Fontes.
Locke, J. (2019). Alguns pensamentos sobre a educação. Trad. Madalena Requixa. 1ª ed. Lisboa: Edição 70.
Locke, J. (2020). Dois tratados sobre o governo. Trad. Julio Fischer. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Lago, C. (2002). Locke e a educação. Chapecó: Argos.
Morgado, M. (2019). “Introdução”. In. Locke, J. Alguns pensamentos sobre a educação. Trad. Madalena Requixa. 1ª ed. Lisboa: Edição 70.
Nascimento, C. L. L. (2015). Introdução. In: Nascimento, Christian Lindberg Lopes do. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2015. pp. 21-28.
Nascimento, C. L. L. (2014). Locke e a formação do gentleman. Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, [S. l.], v. 1, n. 2, pp. 239-256.
Nascimento, C. L. L. (2018). “Locke e o direito dos pobres”. Cadernos Espinosanos, São Paulo, pp. 89-106.
Sousa, R. R. de. (2021). Liberdade Política e Liberdade Religiosa: ensaio sobre a concepção republicana de John Locke. 1ª ed. São Paulo: Almedina.
Santos, A. C. (2021). John Locke político: a marca da tolerância. São Paulo: Edições Loyola.
Várnagy, T. (2006). “O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo”. In: Boron, A. (org.) De Hobbes a Marx. São Paulo: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofa Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo, pp. 45-79. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/flopolmpt/04_varnagy.pdf.
Udi, J. (2015). “John Locke y la educación para la propiedad”. Contraste. Revista Internacional de Filosofía, Málaga, v. XX, n. 1, pp. 5-25.
Yolton, J. W. (1996). Dicionário Locke. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Santos Pessoa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.