Sintomas do Porvir: o Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2022.195716Palavras-chave:
Descartes, Música, Método, Revolução Científica, Renascimento, BarrocoResumo
O artigo visa estabelecer uma interpretação das ideias apresentadas por Descartes em seu Compendium Musicae como expressivas da transição entre os períodos renascentista e barroco na música. Parte-se de uma análise comparativa da música desses dois períodos, assim como de algumas ideias filosóficas e científicas que circundaram a transição entre eles, e busca-se identificar ideias vinculadas a ambos no Compendium. De acordo com os resultados dessa análise, argumenta-se que, se do ponto de vista da teoria e da prática musical, a obra se encontra ainda vinculada ao estilo renascentista, no que diz respeito ao fundo filosófico e científico, ela apresenta ideias comumente associadas ao Barroco.
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