ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Homero Santiago Universidade de São Paulo
  • Fernando Bonadia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250

Palabras clave:

Espinosa, Ética, Educação, Servidão, Devir Ativo

Resumen

O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Santiago, H., & Oliveira, F. B. de. (2020). ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos Espinosanos, 43, 15-53. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250