RIQUEZA, IMAGEM E EXPECTATIVA NA FILOSOFIA DE THOMAS HOBBES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.162514Palavras-chave:
Thomas Hobbes, Imaginação, Expectativa, Poder, Riqueza, CréditoResumo
Para elaborar sua filosofia civil, Thomas Hobbes preliminarmente se dedicou ao exame daquilo que constitui a república: o homem. Em sua análise da dinâmica afetivo-cognitiva humana, tecida a partir dos conceitos de sensação, imagem, linguagem e paixão, o conceito de imaginação é apresentado como um resíduo da experiência sensível no corpo. Como tal, uma imagem estará sujeita a se eclipsar sob a luz de imagens mais fortes ou mais recentes, que podem apagá-la da mente tomando o seu lugar. O ato ou faculdade de imaginar, a imaginação — para Hobbes “sensação em declínio” —, é memória, que exprime no presente a sensação passada. Lançada ao futuro, a imagem mantém-se na expressão do medo ou da esperança, paixões que impelem aos homens serem credores de certo esquema de poder. A imaginação dá a forma da expectativa, que projeta passado e presente ao futuro, como uma profecia autorrealizável, garantido a estabilidade do poder e da riqueza.
Downloads
Referências
Foucault, M. (1981). As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes. glare, p. g. w. (1968). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
Hobbes, T. (1668). Leviathan: De materia, forma, & potestate civitatis ecclesiasticae et civilis. Amsterdam: Joan Blaeu.
Hobbes, T. (1991). Man and Citizen. Edição de Bernard Gert. Indianapolis: Hackett.
Hobbes, T. (1996). Leviathan. Cambridge: Cambridge University Press.
Hobbes, T. (2010). Os Elementos da Lei Natural e Política. São Paulo: Martins Fontes.
Hobbes, T. (2012). Elementos da Filosofa. São Paulo: Ícone Editora.
Hobbes, T. (2014). Leviatã: Matéria, Forma e Poder de uma República Eclesiástica e Civil. São Paulo: Martins Fontes.
Ribeiro, R. J. (2004). Ao Leitor Sem Medo: Hobbes escrevendo contra o seu tempo. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos Espinosanos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.