A construção da memória social no pós-Guerra Civil em La caída de Madrid (2000)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p92-106Palavras-chave:
Fluxo de consciência, Ditadura espanhola, Rafael ChirbesResumo
O presente artigo propõe uma análise da estrutura do texto e dos procedimentos utilizados por Rafael Chirbes, em La caída de Madrid (2000), refazendo os caminhos do narrador onisciente e dos monólogos observando quais os recursos e as técnicas utilizados para que o fluir da consciência ganhe textura narrativa e rememore a história da Espanha. Através dos relatos dos personagens José, Tomas e Quini há uma reconstrução da memória social espanhola. Esse processo de rememoração só é possível por meio da representação do fluxo de consciência, pois os personagens são influenciados pelo silenciamento que as políticas e a historiografia da Guerra Civil e a ditadura deixaram como herança.
Downloads
Referências
BENJAMIN. W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. IN: BENJAMIN,W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 3.ed., 1987.
BOOTH, Wayne C. A retórica da ficção. Editora Arcaria: Lisboa, 1980.
CHIRBES, Rafael. La caída de Madrid. Editorial Anagrama: Barcelona, 2000.
HUMPHREY, Robert. La corriente de la conciencia en la novela moderna. Editorial Universitaria, 1969.
MENDILOW, Adam Abraham. O tempo e o romance. Porto Alegre: Globo, 1972
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
De mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.