Tamara Kamenszain e Paul Celan: aproximações poéticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p48-64Palavras-chave:
Poesia, Luto, Judaísmo, TestemunhoResumo
Tamara Kamensain e Paul Celan, ambos poetas do século XX, pertencentes à tradição judaica escrevem à partir de um luto. O luto de Celan é pessoal e coletivo, imerso no contexto da Segunda Guerra Mundial. O luto de Kamenszain é pessoal - a morte do pai - e coletivo pela Grande Buenos Aires. Fazendo um trajeto panôramico sobre a história dos judeos argentinos, em "O gueto" Tarama Kamenszain convida Paul Celan para ser um dos seus companheiros de viagem, onde a escrita é o caminho para sublimar o luto.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz?. Belo Horizonte: Boitempo, 2008.
FELSTINER, John. Paul Celan: poeta, superviviente, judío. Tradução de Carlos Martín e Carmen González. Madrid: Editorial Trotta, 2002.
FORSTER, Ricardo. Los hermeneutas de la noche: de Walter Benjamin a Paul Celan. Madrid: Trotta, 2009.
FREUD, Sigmund. Fixação em traumas: o inconsciente (1917 [1916-1917]). Conferência XVIII. In: ______. Conferências introdutórias sobre a psicanálise, p. 325. [p. 151]
GADAMER, Hans-Georg. Quem sou eu, quem és tu? : comentário sobre o ciclo de poemas Hausto-Cristal de Paul Celan. Tradução de Raquel de Abi-Sâmara. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.
GENOVESE, Alicia. La doble voz. Poetas argentinas contemporáneas. Buenos Aires: Biblos, 1998.
KAMENSAIN, Tamara. La novela de la poesía. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2012.
OLIVEIRA, Mariana Camilo de. A dor dorme com as palavras a poesia de Paul Celan nos territórios do indizível e da catástrofe. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2008.
SIGANEVICH, Paula. Tamara Kamenszain poeta y testigo. In.: Grumo, Buenos Aires, N. 1, março de 2003, p. 62-67.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
De mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.