Efeitos da concorrência potencial: o caso do ato de concentração Gol-Webjet
DOI:
https://doi.org/10.1590//1980-53575435ffgrPalavras-chave:
Concorrência Potencial, Atos de Concentração, Aquisições, Setor AéreoResumo
O presente estudo analisa os impactos, em termos de preços, decorrentes da exclusão de um concorrente potencial no setor aéreo brasileiro. Não obstante a relevância desse tipo de pressão competitiva, as análises concorrenciais têm um foco mais voltado para a concorrência efetiva, fazendo com que a concorrência potencial ainda seja um tema pouco explorado pela literatura empírica. Buscando preencher essa lacuna, o presente estudo analisa os impactos decorrentes da aquisição da empresa Webjet pela empresa Gol, em 2012, tendo como foco de investigação a concorrência potencial. Antes de ser adquirida, a Webjet exercia tanto o papel de concorrente efetiva da Gol, em algumas rotas, como o papel de concorrente potencial, noutras. Assim, nesse contexto, foi possível comparar as tarifas aéreas antes e após a operação nessas rotas, e estimar os impactos decorrentes dessa retirada de concorrência potencial. Para essa análise, aplicou-se o método de diferenças em diferenças, utilizando os dados de tarifas aéreas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) referentes aos períodos pré e pós-operação. Os resultados indicam a ocorrência de aumentos de preços nessas rotas, que variam de 7,68% a 16,42%, a depender do modelo utilizado. Esses resultados evidenciam, portanto, a importância de se levar em consideração os efeitos da concorrência potencial nas análises de fusões e aquisições.
Downloads
Referências
Aghion, P.; Bolton, P. Contracts as a barrier to entry. The American Economic Review, American Economic Association, v. 77, n. 3, p. 388–401, 1987. ISSN 00028282.
Borenstein, S. Airline mergers, airport dominance, and market power. American Economic Review, v. 80, nº 2, p. 400–404, 1990.
Brueckner, J. K.; Lee, D.; Singer, E. S. Airline competition and domestic US airfares: A comprehensive reappraisal. Economics of Transportation, Elsevier BV, v. 2, n. 1, p. 1–17, mar. 2013.
Carlton, D.; Israel, M.; McSwain, I.; Olov, E. Are legacy airline mergers pro- or anti-competitive? Evidence from recent U.S. airline mergers. International Journal of Industrial Organization, v. 62, p. 58–95, 2019.
Castro, K. P. de; Salgado e Silva, L. H.; Marinho, A. Análise da fusão Azul-Trip sob a ótica dos ganhos de eficiência, Revista de Economia Contemporânea, v. 23, 2019.
Clark, J. B. (1904) The real dangers og thee trusts, 68 The Century Magazine 954.
Dixit, A. A model of duopoly suggesting a theory of entry barriers. Bell Journal of Economics, v. 10, n. 1, p. 20–32, 1979.
Dixit, A. The role of investment in entry-deterrence. Economic Journal, v. 90, n. 357, p. 95–106, 1980.
Fageda, X.; Perdiguero, J. An empirical analysis of a merger between a network and low-cost airlines. Journal of Transport Economics and Policy, v. 48, n. 1, p. 81–96, 2014.
Goolsbee, A.; Syverson, C. How do incumbents respond to the threat of entry? evidence from the major airlines. The Quarterly Journal of Economics, v. 123, n. 4, p. 1611–1633, 2008.
Hüschelrath, K.; Müller, K. Market power, efficiencies, and entry evidence from an airline merger. Managerial and Decision Economics, v. 36, n. 4, p. 239–255, 2015.
Kern, Benjamin R. Innovation Markets, Future Markets, or Potential Competition: How Should Competition Authorities Account for Innovation in Merger Review? World Competition: Law and Economics Review, v. 37, nº 2, p. 173-206, 2014.
Kim, E. H.; Singal, V. Mergers and market power: Evidence from the airline industry. American Economic Review, v. 83, nº 3, p. 549–69, 1993.
Klemperer, P. Entry deterrence in markets with consumer switching costs. Economic Journal, v. 97, n. 388a, p. 99–117, 1987.
Kwoka, John. Eliminating Potential Competition. In: Issues in Competition Law and Policy. Chicago: American Bar Association, v. 2, 2008.
Kwoka, John; Shumilkina, Evgenia. The price effect of eliminating potential competition: Evidence from an airline merger. Journal of Industrial Economics, v. 58, no. 4, p. 767–793, 2010.
Kwoka, John. Mergers, mergers control and remedies: a retrospective analysis of U.S. policy, 2015.
Kole, Stacey; Lehn, Kenneth M. Workforce Integration and the Dissipation of Value in Mergers, The Case of USAir’s Acquisition of Piedmont Aviation. Mergers and productivity. University of Chicago Press, p. 239-286, 2000.
Lima, L. de C. Exame dos efeitos ex-post das fusões entre a Gol-Webjet e Azul-Trip no setor de aviação brasileiro. Mestrado em Economia da Indústria e Tecnologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2020.
Luo, D. The price effects of the delta/northwest airline merger. Review of Industrial Organization, v. 44, n.1, p. 27–48, 2014.
Mackinnon, J. G.; White, H. Some heteroskedasticity consistent covariance matrix estimators with improved finite sample properties. Journal of Econometrics, 29, p. 305–325, 1985.
Meyer, Breed D. Natural and quasi-experiments in economics. Journal of business & economic statistics, v. 13, nº 2, p. 151-161, 1995.
Milgrom, P.; Roberts, J. Limit pricing and entry under incomplete information: An equilibrium analysis. Econometrica, [Wiley, Econometric Society], v. 50, n. 2, p. 443–459, 1982.
Morrison, S. A. Airline mergers: A longer view. Journal of Transport Economics and Policy, JSTOR, p. 237–250, 1996.
Morrison, S. A. Actual, adjacent, and potential competition estimating the full effect of southwest airlines. Journal of Transport Economics and Policy, v. 35, n. 2, p. 239–256, 2001.
OCDE. Reference guide on ex-post evaluation of competition agencies’ enforcement decisions. April, 2016. Disponível em: <http://oe.cd/J3>. Acesso em 12.11.2022.
OCDE. Relatórios de avaliação concorrencial da OCDE: Brasil. OECD Publishing, Paris. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1787/283dc7c1-pt>. Acesso em 12.11.2022.
Oliveira, M. N. de. Concorrência Potencial: Teoria do Dano ou Futurologia? Direito da Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, p. 21, 2017.
Oliveira, R. M. Impactos da adoção de faixas exclusivas de ônibus: uma análise do caso de São Paulo. Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento. Universidade Federal De São Paulo. 2018.
Oliveira, R. da R. Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2021.
Oliveira, R. P. de; Oliveira, A. V. Financial distress, survival network design strategies, and airline pricing: An event study of a merger between a bankrupt fsc and an lcc in Brazil. Journal of Air Transport Management, v. 92, n. C, p. S0969699721000272, 2021.
Pimenta, M. M.; Da Costa Marques, J. A. V.; Rodrigues, A. Combinação de negócios: uma investigação sobre as recentes reestruturações no setor aéreo brasileiro. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2014.
Severino, L. M.; Resende, G. M.; Bispo, F. C. Avaliação ex post de ato de concentração: o caso Sadia-Perdigão. Documento de Trabalho 003/2019. CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2019.
Severino, L. M.; Resende, G. M.; Lima, R. Ex post mergers evaluation: Evidence from the Brazilian airline industry. Documento de trabalho 003/2021. CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2021.
Shen, Y. Market competition and market price: Evidence from united/continental airline merger. Economics of Transportation, v. 10, n. C, p. 1–7, 2017.
Singal, V. Airline mergers and multimarket contact. Managerial and Decision Economics, Wiley Online Library, v. 17, n. 6, p. 559–574, 1996.
Spence, A. Entry, capacity, investment and oligopolistic pricing. Bell Journal of Economics, v. 8, n. 2, p. 534–544, 1977.
Spence, A. The learning curve and competition. Bell Journal of Economics, v. 12, n. 1, p. 49–70, 1981.
Werden, G. J.; Joskow, A. S.; Johnson, R. L. The effects of mergers on price and output: Two case studies from the airline industry. Managerial and Decision Economics, Wiley Online Library, v. 12, nº 5, p. 341–352, 1991.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Daniel Franke, Guilherme Mendes Resende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.