Tomada de decisão nas organizações: o que muda com a Inteligência Artificial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202438111.017

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Futuro do trabalho, Decisão em organizações

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está presente em diversos setores da economia e funções dentro das organizações, ajudando gestores na tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais. Este artigo resume uma pesquisa com base em dados secundários, analisando 128 casos de uso da IA buscando entender como a IA tem contribuído na tomada de decisões organizacionais. Foi possível identificar maior representatividade de adoção da IA nas áreas de Operações e Marketing, predominantemente no nível de decisão operacional e como apoio às tomadas de decisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abraham Sin Oih Yu, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, São Paulo, Brasil

    é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Núcleo Decide – FEA-USP.

  • André Nardy, Saint Paul Escola de Negócios, Fundação Instituto de Administração, São Paulo, Brasil

    é doutorando em Administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Núcleo Decide – FEA USP, e professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

  • Heloiza Izumi Hirano, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, São Paulo, Brasil

    é doutoranda em Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP), e pesquisadora do Núcleo Decide – FEA-USP.

  • Jefferson Freitas Amancio de Oliveira, Saint Paul Escola de Negócios, Fundação Instituto de Administração, São Paulo, Brasil

    é pesquisador do Núcleo Decide – FEA-USP e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA).

  • Nathan de Vasconcelos Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, Brasil

    é doutorando em Administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Núcleo Decide – FEA-USP, e professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

  • Nei Grando, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

    é pesquisador do Núcleo Decide – FEA-USP e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Referências

ACEMOGLU, D. et al. AI and jobs: evidence from online vacancies. National Bureau of Economic Research, Cambridge, 2020. Ahead of print. DOI: 10.3386/w28257. Disponível em: <http://www.nber.org/papers/w28257.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2021.

ALEXANDER, A.; KUMAR, M.; WALKER, H. A decision theory perspective on complexity in performance measurement and management. International Journal of Operations & Production Management, v.38, n.11, p.2214-44, feb. 2018.

ALYOUBI, B. A. Decision support system and knowledge-based strategic management. Procedia Computer Science, v.65, p.278-84, 2015.

AMIT, R.; ZOTT, C. Value creation in e-business. Strategic Management Journal, Chicago, v.22, n.6-7, p.493-520, june / july 2001.

BAZERMAN, M. Processo decisório. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BORDOLOI, S.; FITZSIMMONS, J.; FITZSIMMONS, M. Service management: operations, strategy, information technology. 9. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2018.

BRANDON-JONES, A.; SLACK, N. Operations management. 9.ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2019.

BREALEY, R.; ALLEN, F.; STEWART, M. Principles of corporate finance. 13.ed. New York: McGraw Hill, 2020.

CHUI, M. et al. Notes from the AI frontier: applications and value of deep learning. In: Anais, 2018. Disponível em:<https://www.mckinsey.com/featured-insights/artificial-intelligence/notes-from-the-ai-frontier-applications-and-value-of-deep-learning>. Acesso em: 5 dez. 2021.

DAVENPORT, T.; MALONE, K. Deployment as a critical business data science discipline. Harvard Data Science Review, feb. 2021.

EISENHARDT, K. M.; ZBARACKI, M. J. Strategic decision making. Strategic Management Journal, p.17-37, Winter 1992.

FRANK, M. et al. Toward understanding the impact of artificial intelligence on labor. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v.116, n.14, p.6531-9, mar. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GERBERT, P. et al. The building blocks of artificial intelligence. In: BCG Henderson Institute, 2017. Disponível em:<https://www.bcg.com/publications/2017/technology-digital-strategy-building-blocks-artificial-intelligence>. Acesso em: 30 abr. 2020.

HAMMOND, J. S.; KEENEY, R. L.; RAIFFA, H. Decisões inteligentes. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

HODGKINSON, G. P.; STARBUCK, W. H. (Org.) The Oxford handbook of organizational decision making. Oxford: Oxford Handbooks, 2008.

IBM; MORNING CONSULT. Global AI adoption index 2021. IBM Corporation, Armonk, 2021. Disponível em: https://newsroom.ibm.com/IBMs-Global-AI-Adoption-Index-2021.

JARRAHI, M. H. Artificial intelligence and the future of work: human-AI symbiosis in organizational decision making. Business Horizons, v.61, n.4, p.577-586, 2018.

KPMG. Maturidade do compliance no Brasil. 3.ed. São Paulo: KPMG, 2018.

LEE, K. F. AI super-powers: China, Silicon Valey, and the new world order. Boston: Houghton Mifflin Harcourt Company, 2018.

MARR, B.; WARD, M. Artificial intelligence in practice: how 50 successful companies used AI and machine learning to solve problems. Hoboken: John Wiley & Sons, 2019.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. The future of work after COVID-19. 2021.

Disponível em: <https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/the--future-of-work-after-covid-19>. Acesso em: 3 dez. 2021.

MCMANUS, J.; WINROTH, M.; ANGELIS, J. Service operations management: a strategic perspective. London: Springer, 2019.

MURO, M.; MAXIM, R.; WHITON, J. Automation and artificial intelligence: how machines are affecting people and places. 2019. Disponível em: <https://www.brookings.edu/research/automation-and-artificial-intelligence-how-machines-affect-people-and-

-places/>. Acesso em: 9 jun. 2021.

PARKER, D. W. Service operations management. 2. ed. Cheltenham: Edward Elgar Pub, 2018.

PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance with a new introduction. New York: Simon and Schuster, 2008.

RANSBOTHAM, S. et al. Winning with AI: pioneers combine strategy. Organizational Behavior and Technology, 2019. Disponível em: <https://sloanreview.mit.edu/projects/winning-with-ai/>.

RAHWAN, I. et al. Machine behaviour. Nature, v.568, n.7753, p.477-86, Apr. 2019.

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. 4.ed. Pearson, 2020.

SAMPIERI, R. H.; LUCIO, P. B.; COLLADO, C. F. Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SHIVAKUMAR, R. How to tell which decisions are strategic. California Management Review, Berkeley, v.56, n.3, p.78-97, Spring 2014.

SHRESTHA, Y. R.; BEN-MENAHEM, S. M.; VON KROGH, G. Organizational decision-making structures in the age of artificial intelligence. California Management Review, v.61, n.4, p.66-83, 2019.

SICHMAN, J. S. Inteligência artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, São Paulo, v.35, p.37-50, jan. / abr. 2021.

SPETZLER, C.; WINTER, H.; MEYER, J. Decision quality: value creation from better business decisions. Hoboken: Wiley, 2016.

STAKE, R. E. Multiple case study analysis. New York, London: Guilford, 2006.

STONE, M. et al. Artificial intelligence in strategic marketing decision-making: a research agenda. The Bottom Line, [s. l.], v.33, n.2, p.183-200, 2020.

TOEWS, R. Artificial intelligence and the end of work. 2021. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/robtoews/2021/02/15/artificial-intelligence-and-the-end--of-work/>. Acesso em: 7 jun. 2021.

WALCH, K. The seven patterns of AI. 2019. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/cognitiveworld/2019/09/17/the-seven-patterns-of-ai/>. Acesso em: 28 jul. 2020.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs report 2020. Switzerland: World Economic Forum, 2020. Disponível em:<https://www.weforum.org/reports/the--future-of-jobs-report-2020/>. Acesso em: 30 nov. 2021.

ZHANG, D. et al. The AI index 2021 annual report. Stanford: Stanford University, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Inteligência Artificial: Democracia E Impactos Sociais

Como Citar

Yu, A. S. O., Nardy, A., Hirano, H. I., Oliveira, J. F. A. de, Ribeiro, N. de V., & Grando, N. (2024). Tomada de decisão nas organizações: o que muda com a Inteligência Artificial?. Estudos Avançados, 38(111), 327-348. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202438111.017