Princípios para o currículo de um curso de Química

Autores/as

  • Flavio Antonio Maximiano Universidade de São Paulo. Instituto de Química

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0016

Palabras clave:

Ensino superior, Graduação, Currículo, Ensino de Química

Resumen

O presente artigo descreve a mais recente estrutura curricular do curso de graduação em Química do Instituto de Química da USP. Mostra como a opção institucional pela formação de quadros profissionais para atender as demandas da pesquisa científica, do setor produtivo e da educação básica, aliada às características de um instituto de pesquisa e as experiências curriculares anteriores, levou à determinação de princípios que estruturam e organizam o currículo. Dentre tais princípios destacam-se: liberdade acadêmica do aluno na escolha de sua profissão e na definição de seu percurso formativo; uma base sólida de conhecimentos químicos e incentivo a estudos constantes. Por fim, aponta que uma alteração curricular não deve se resumir a uma mudança da grade de disciplinas. O próximo passo envolve uma mudança de cultura que coloca em foco um aprendizado mais ativo por parte do aluno.

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Biografía del autor/a

  • Flavio Antonio Maximiano, Universidade de São Paulo. Instituto de Química

    é doutor em Química pelo Instituto de Química da USP, professor do Departamento de Química Fundamental onde atua na área de Ensino de Química.

Publicado

2018-12-13

Número

Sección

Ensino de ciências

Cómo citar

Maximiano, F. A. (2018). Princípios para o currículo de um curso de Química. Estudos Avançados, 32(94), 225-245. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0016