
estudos avançados 28 (80), 2014 59

o dia 20 de junho de 1951 esboçavam-se as primeiras cenas de uma 
tragédia que abalaria o país três anos depois – o suicídio do presidente 
Getulio Vargas. Naquele dia, as bancas de jornal do Rio de Janeiro, en-

tão capital da República, receberam pilhas de um novo jornal, Última Hora, que 
aparecia com nova cara, diferente de todos os veículos de imprensa até então 
publicados. Vinha com nova paginação, títulos chamativos, em cores, grandes 
espaços ocupados por fotografias e, principalmente, escrito em linguagem dire-
ta, de fácil compreensão pelo público.

As diferenças não se limitavam a inovações editorias e gráficas: o novo jor-
nal surgia com o claro objetivo de romper a “conspiração do silêncio” que pre-
dominava na quase totalidade dos grandes jornais, revistas, emissoras de rádio 
e televisão em relação ao governo de Getulio Vargas, que voltara ao poder pelo 
voto popular, nas eleições de 1950. Destacavam-se, entre eles, os mais impor-
tantes jornais editados no eixo Rio-São Paulo, como Correio da Manhã, Jornal 
do Brasil, Diário de Notícias e O Estado de S. Paulo, aos quais se somavam os 
Diários Associados de Assis Chateaubriand, esses com alto poder de fogo, pois 
tinham edições em praticamente todos os estados.

A mídia refletia a reação da classe dominante, os conservadores e os cha-
mados liberais que não aceitavam o resultado das urnas, das quais Vargas saíra 
vitorioso com 48% dos votos. Assim, em pouco tempo o silêncio foi cedendo lu-
gar a uma campanha aberta contra o presidente. Um jornal, especialmente a Tri-
buna da Imprensa, de Carlos Lacerda, fazia o papel de porta-bandeira da reação. 

Última Hora, dirigido pelo jornalista Samuel Wainer, que defendia o go-
verno, obteve sucesso imediato, principalmente entre as camadas mais pobres da 
população. Além de atrair pela inovação gráfica, o jornal custava menos do que 
os demais e crescia em volume e tiragem, mais uma razão para a reação da mídia 
estabelecida. Não demorou a que se estabelecesse um verdadeiro duelo entre 
Última Hora e Tribuna de Imprensa. 

Em meio a esse embate, a nova publicação era saudada nos meios profis-
sionais como uma importante renovação do jornalismo brasileiro. Para muitos, 
o caráter inovador do jornal representava uma “revolução” na imprensa. Mas o 
impacto de seu lançamento marcaria, também, o início de sucessivas crises po-
líticas que culminariam com o suicídio de Vargas e se prolongariam até o golpe 
militar de 1964. Com o aparecimento de Última Hora, começava a ser chocado 
o ovo da serpente que levaria o país a mergulhar na escuridão e na violência de 
21 anos de ditadura.

A mídia e o golpe militar

N
Audálio Dantas I



estudos avançados 28 (80), 201460

A história de Última Hora havia começado dois anos antes, quando Sa-
muel Wainer, que trabalhava nos Diários Associados, foi enviado ao Rio Grande 
do Sul para fazer uma série de reportagens sobre a produção de trigo. Foi, en-
tão, que o repórter, atiladíssimo, tomou o rumo de uma casa perdida no meio 
do pampa gaúcho, sede da fazenda onde Getulio Vargas se refugiara depois da 
queda do poder, em 1945, com o fim da ditadura do Estado Novo por ele im-
plantado em 1937.

Ali o ex-ditador vivia, tranquilo, o seu ostracismo. Na casa simples, de 
poucos e pobres móveis, quase miserável, o ex-ditador recebeu o repórter, que 
voltou para o Rio com uma reportagem-bomba: Getulio anunciava que voltaria 
ao poder. Disputaria o voto popular nas eleições de 3 de outubro de 1950, vol-
taria “nos braços do povo”.

A reportagem teve enorme repercussão e serviria, pouco tempo depois, de 
porta de entrada para os cofres do Banco do Brasil, que garantiu parte substan-
cial do capital necessário para a montagem do jornal Última Hora. Samuel Wai-
ner, que se tornara amigo do presidente eleito, seria o comandante da operação. 

A ideia da criação de um jornal começara a frutificar logo depois da publi-
cação da reportagem, que sacudira os meios políticos, servindo de termômetro 
para Getulio avaliar o seu poder de fogo no embate eleitoral que se avizinhava. 
Agradecido, ele tornara-se amigo de Samuel Wainer e tratou de ajudá-lo na ta-
refa de montar o jornal.

Vargas antevia as dificuldades que teria de enfrentar com a imprensa, que 
durante a campanha eleitoral se unira contra sua volta ao poder. Já antes da pos-
se ele considerava a necessidade de contar com um veículo de comunicação para 
enfrentar o fogo cerrado da mídia aliada aos setores mais conservadores do ca-
pital nacional e defensora dos interesses das grandes corporações internacionais 
que atuavam no país. Ao jornal de Samuel foi destinada a missão de enfrentar os 
poderosos donos da mídia comprometidos com esses interesses.

Não era uma missão fácil. Com o sucesso do vespertino, que aliava às 
inovações técnicas uma cobertura de qualidade, graças à contratação de profis-
sionais recrutados entre os melhores, todos bem pagos, não tardariam as denún-
cias de favorecimento do governo, principalmente o financiamento concedido 
a Samuel Wainer pelo Banco do Brasil. Esse financiamento não constituía uma 
novidade entre as empresas editoras de jornais, mas no caso de Última Hora foi 
alardeado como um escândalo sem precedentes. Em seu livro A história da im-
prensa no Brasil, Nelson Werneck Sodré (1966) observa que, ao providenciar o 
financiamento para a viabilização do jornal, Vargas considerara tratar-se de uma 
operação de rotina, um “caminho largamente batido” por grandes empresas 
jornalísticas. Mas essas pareciam atacadas de amnésia e fizeram do empréstimo a 
Última Hora o seu cavalo-de-batalha. 

Registra Werneck Sodré (1966) no trabalho citado, até hoje considerado o 
mais importante já escrito sobre a história da imprensa brasileira: 



estudos avançados 28 (80), 2014 61

Toda a imprensa concentrou-se, então, em demonstrar o óbvio: que esse 
jornal (Última Hora) só se tornara possível pela concessão de grandes em-
préstimos nos estabelecimentos oficiais de crédito. Foi a “operação” que 
ocupou a grande imprensa em 1953 e que se arrastaria por alguns meses: 
era necessário por a descoberto os empréstimos levantados pelo vespertino 
oficioso, esquecendo aqueles levantados, nas mesmas condições, ou piores, 
pelos outros jornais.

Em longa nota de pé de página, Werneck alinha informações, de ope-
rações realizadas por empresas da grande imprensa junto a estabelecimentos 
oficiais de crédito, a começar pelo O Globo, de Roberto Marinho, que em cerca 
de dois anos, a partir de um primeiro empréstimo feito no Banco do Brasil em 
17 de outubro de 1950, poucos dias depois da eleição de Vargas, portanto, con-
seguira outros que somavam mais de um milhão de dólares. Desde o primeiro 
empréstimo o favorecimento saltava aos olhos: O Globo dava como garantia o 
penhor de uma máquina de impressão a ser adquirida graças ao empréstimo 
obtido. Nos empréstimos que obteria depois, novas máquinas a serem importa-
das, às quais se juntava uma velha rotativa Goss, já hipotecada, eram oferecidas 
como garantia. 

As facilidades oferecidas a outros grupos jornalísticos não eram diferentes. 
Os Diários Associados de Assis Chateaubriand deviam ao Banco do Brasil, na 
época, 162 milhões de cruzeiros, enquanto o empréstimo concedido a Wainer 
para a montagem de seu jornal fora de Cr$ 156 milhões. Isso não impedia, 
porém, que a campanha contra Última Hora prosseguisse, num crescendo que 
chegou, em 1953, à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) 
na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado Armando Falcão. Na jus-
tificativa de convocação da CPI Falcão acentua que a empresa editora controlada 
por Wainer “vem sendo contemplada, num regime de notório privilégio, com 
financiamentos maciços do Banco do Brasil, entidade de que é maior acionista 
o Tesouro Nacional”. Para ele, a reação da grande imprensa contra Wainer se 
assentava no princípio da legítima defesa:

Em face da maneira ousada pela qual o repórter Samuel Wainer, jornalis-
ta profissional desprovido de patrimônio, acabava de entrar no elenco dos 
proprietários dos grandes órgãos de imprensa, [...] os tradicionais compe-
tidores, ameaçados por uma guerra de conquista, uniram-se para enfrentar 
o novo adversário, que chegava ao teatro de operações com o bafejo do 
palácio presidencial. (Falcão, 1989)

Armando Falcão, que fora ministro da Justiça no governo democrático de 
Juscelino Kubitschek (1956-1961), viria a ocupar o mesmo cargo na ditadura 
(governo Geisel) no qual se revelou um aplicado censor. 

Com a CPI iniciava-se uma verdadeira devassa nos negócios de Samuel 
Wainer, enquanto nenhuma denúncia de favorecimento a outras empresas jor-
nalísticas chegou a ser apurada. Muitas das dívidas da mesma imprensa que alar-
deava o “escândalo” de Última Hora jamais foram saldadas.



estudos avançados 28 (80), 201462

Mas as denúncias tinham outro objetivo: atingir o governo Vargas, que 
vinha, desde seu início, promovendo ou anunciando medidas que afetavam os 
interesses não só da mídia, mas os interesses econômicos das grandes empresas 
estrangeiras que elas defendiam. Uma dessas medidas limitava a remessa de lu-
cros das empresas estrangeiras às suas matrizes no exterior. Mais do que isso, 
em 1953, depois de uma campanha que mobilizara milhões de brasileiros, a do 
“Petróleo é nosso”, tramitava no Congresso Nacional o projeto que estabelecia 
o monopólio estatal do petróleo, que levaria à criação da Petrobras. E no ano 
seguinte Vargas enviava ao Congresso o Plano Nacional de Eletrificação, que 
criava a estatal Eletrobras.

Em 1954, a campanha da mídia, tendo à frente a Tribuna da Imprensa, 
já não se limitava ao empréstimo do Banco do Brasil a Última Hora. Outra 
denúncia contra Samuel Wainer ocupava manchetes: ele nascera na Bessarábia, 
era estrangeiro e, portanto, não poderia, de acordo com a lei, dirigir um jornal 
brasileiro.

Fo
to

 C
or

te
si

a 
A

rq
ui

vo
 P

úb
lic

o 
do

 E
st

ad
o 

de
 S

ão
 P

au
lo

Samuel Wainer (no centro) participa em Petrópolis, no Rio, de evento com Getulio Vargas.



estudos avançados 28 (80), 2014 63

Logo as acusações se generalizaram. Falava-se em “mar de lama” e prega-
va-se abertamente um golpe contra Getulio. Em agosto de 1954 evoluía fran-
camente uma conspiração para derrubar o governo. Os ânimos acirraram-se de 
parte a parte. A reação desordenada de setores do governo às provocações leva-
ram a desastres como o atentado contra Carlos Lacerda, no dia 5 de agosto. O 
jornalista escapou com um tiro no pé, mas um major da Aeronáutica, Rubens 
Vaz, foi mortalmente atingido. Os acusados do atentado, logo presos, perten-
ciam à guarda pessoal de Getulio Vargas. Um deles era Gregório Fortunato, 
chefe da guarda presidencial.

Era o que faltava para a intensificação da tentativa de derrubada de Var-
gas. Os dezenove dias que precederam o suicídio do presidente, na madrugada 
do dia 24 de agosto, foram marcados por uma campanha sem precedentes da 
mídia. Em coro, os jornais desencadearam o que Werneck Sodré (1966, p.465) 
classifica como uma verdadeira blitz contra o presidente, o que “abalou o país, 
entorpeceu a opinião, acordada, súbita e furiosamente, pelo dramático gesto do 

Fo
to

 C
or

te
si

a 
A

rq
ui

vo
 P

úb
lic

o 
do

 E
st

ad
o 

de
 S

ão
 P

au
lo

Com um exemplar de Última Hora em mãos, Samuel Wainer se defende na CPI da Câmara.



estudos avançados 28 (80), 201464

presidente e pelo conteúdo do libelo terrível de sua carta-testamento”. Sodré 
afirma, a seguir, “sem nenhum risco de erro”, que as ofensivas da mídia, a partir 
de 1951, foram rigorosamente planejadas e desenvolvidas. Na verdade, faziam 
parte de um plano maior, de liquidação do governo de Getulio Vargas.

O suicídio de Vargas e a carta-testamento por ele deixada provocaram 
grande comoção em todo o país. No documento, o presidente apontava uma 
“campanha subterrânea de grupos internacionais” aliados a “grupos nacionais”, 
organizada para barrar as medidas de caráter nacionalista que vinha tomando. 
No final da carta, dramaticamente, Getulio afirmava: “Lutei contra a espoliação 
do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora 
vos ofereço a minha morte”. 

A tragédia frustrou o golpe longamente arquitetado.
A reação da opinião pública, que vinha sendo meticulosamente preparada 

para a aceitação de uma solução para a crise, o que implicaria a saída de Vargas do 
poder, foi além dos lamentos pela morte do presidente. O povo tomou as ruas, em 
todo o país, em revolta. Quebraram-se vitrinas, atiraram-se pedras contra prédios 
de companhias estrangeiras. Em Porto Alegre foi incendiada a Rádio Farroupilha, 
dos Diários Associados. Outras instalações de jornais e emissoras de rádio foram 
atingidas. Afinal, a mídia era a face mais visível da conspiração contra Vargas.

No Rio de Janeiro, as bancas que expunham a Tribuna da Imprensa, car-
ro-chefe da campanha, foram incendiadas. E a sede do jornal, na Rua do La-
vradio, contra a qual foram atiradas pedras, esteve na iminência de ser invadida 
por uma multidão revoltada. Lacerda, que se encontrava em confabulação com 
coronéis da FAB, pediu ajuda do Exército. Soldados foram enviados para disper-
sar a multidão. Em depoimento recente, o jornalista Villas-Bôas Corrêa lembra 
uma frase disparada por Carlos Lacerda, em meio ao clima de ameaças contra o 
seu e os demais jornais que haviam cerrado fileiras no movimento conspiratório: 
“O suicídio do Getulio estragou a nossa festa”.

Mas as forças que Lacerda e outros senhores da mídia representavam não 
desistiram. Já no ano seguinte tentavam impedir a posse de Juscelino Kubitschek 
e João Goulart, eleitos presidente e vice-presidente da República, respectiva-
mente. O argumento contra a posse, largamente difundido pela mídia, era o de 
que a vitória fora obtida por pequena margem de votos (Juscelino obtivera pou-
co menos de 36% dos votos). Repetia-se um discurso subversivo de um coronel, 
que falava, aludindo ao resultado das eleições, em “mentira democrática”.

O movimento golpista envolvia setores militares da direita, principalmente 
na Marinha e na Aeronáutica, empenhados em impedir a volta do getulismo ao 
poder. A conspiração em marcha contava com o apoio de Carlos Luz, que na 
condição de presidente da Câmara dos Deputados assumira no início de novem-
bro a Presidência da República, em substituição a Café Filho, o vice-presidente 
que substituíra Getulio em agosto de 1954 e se afastara do governo em virtude 
de uma crise cardiovascular.



estudos avançados 28 (80), 2014 65

A conspiração avançava, com o respaldo da quase totalidade da mídia. Na 
Tribuna da Imprensa, o golpe era pregado com insistência. Lacerda repetia em 
seus artigos que os eleitos deveriam ser impedidos de tomar posse. Em artigo 
publicado no dia seguinte à posse de Carlos Luz, 9 de novembro, falava como 
porta-voz de um movimento que já considerava vitorioso:

É preciso que fique claro, muito claro, que o presidente da Câmara não 
assumiu o governo da República para preparar a posse dos senhores Jus-
celino Kubitschek e João Goulart. Esses homens não podem tomar posse, 
não devem tomar posse e não tomarão posse. [...] O governo Carlos Luz, 
nascido do consenso dos militares, só tem esse sentido: evitar a posse dos 
remanescentes da oligarquia. Só poderá ter esse conteúdo: afastar do poder 
os eleitos da minoria. (Silva, 1987, p.122)

Dois dias depois, 11 de novembro, o general Henrique Teixeira Lott, que 
se demitira na véspera do cargo de ministro da Guerra, desfecha um “movimen-
to em defesa da legalidade democrática”, um contragolpe que contou com o 
apoio das principais comandos do Exército, em todo o país. Vinte e cinco mil 
soldados ocupam as ruas do Rio de Janeiro.

A tentativa de golpe contra a posse dos eleitos termina em precipitada fuga 
de Carlos Luz, alguns de seus ministros e Carlos Lacerda, todos abrigados no 
Arsenal de Marinha e depois embarcados no cruzador Tamandaré. Encenava-se 
uma pantomima marítima: o cruzador rumava para Santos, de onde Carlos Luz 
rumaria para São Paulo, para ali estabelecer o seu “governo”. 

Já no dia 13, quando o Exército detinha o controle da situação em todo 
país, o cruzador Tamandaré estava de volta ao Rio de Janeiro. Os civis desem-
barcam sem serem molestados, entre eles Carlos Lacerda, o porta-voz, que pede 
asilo na embaixada de Cuba.

Juscelino e João Goulart tomam posse em 31 de janeiro de 1956, mas as 
tentativas de golpe continuam. Duas tentativas de sublevação, por oficias da Ae-
ronáutica que pretendiam estabelecer focos de resistência ao governo em pontos 
remotos da Amazônia, Jacareacanga (1956) e Aragarças (1959), fracassaram.

Outras tentativas se sucederam, num crescendo a partir de 1961, com a 
renúncia de Jânio Quadros à Presidência da República e o movimento militar 
para impedir a posse do vice-presidente João Goulart.

O golpe final se daria em 1964.
A participação da mídia nos acontecimentos que levaram ao golpe militar de 

1964 contribuiu de maneira decisiva para a implantação da ditadura que dominaria 
o país por 21 anos. Pode-se afirmar, sem temor de erro, que um único jornal, Últi-
ma Hora, não aderiu ao golpe. No dia 2 de abril, acuado depois de depredada sua 
redação, o jornal vivia uma situação inversa à de 24 de agosto de 1954, quando o 
povo enfurecido atacou as redações de veículos que pregavam a queda de Getulio, 
entre os quais O Globo e Tribuna da Imprensa, a edição daquele dia, com cerca de 
400 mil exemplares, trazia em manchete a notícia do suicídio de Getulio Vargas. 



estudos avançados 28 (80), 201466

Fac-símile da capa da edição do jornal Última Hora, de Samuel Wainer, de 2 de abril de 1964. 

Fo
to

 C
or

te
si

a 
A

rq
ui

vo
 P

úb
lic

o 
do

 E
st

ad
o 

de
 S

ão
 P

au
lo



estudos avançados 28 (80), 2014 67

Os grandes jornais do eixo Rio-São Paulo vinham, simultaneamente à 
conspiração que avançava nos quarteis, ampliando a cada dia o espaço para res-
paldo ao movimento. Alguns desses veículos, como no caso de O Estado de S. 
Paulo e O Globo, além do notório Tribuna da Imprensa, participavam ativamen-
te da conspiração. Alguns dirigentes de grandes empresas jornalísticas faziam 
questão de alardear a sua condição de conspiradores. Em entrevista que me 
concedeu em 2005, o jornalista Ruy Mesquita, diretor do Grupo Estado, afir-
mou, ao ser perguntado sobre o apoio dado por seus jornais ao golpe: “Não só 
apoiamos, como conspiramos”.

Esse alinhamento com o movimento golpista repetia a posição de amplos 
setores do empresariado, assustados com a possível implantação das reformas de 
base anunciadas com alarde pelo governo de João Goulart, inclusive em comí-
cios em praça pública. O fantasma da tomada do poder pelo comunismo pairava 
no ar.

As grandes empresas jornalísticas cumpriam, assim, o papel que considera-
vam legítimo em defesa de seu capital. A mídia tornava-se poderoso instrumen-
to ideológico na preparação e, mais tarde, no respaldo ao regime militar. Sua 
contribuição para a desestabilização do governo Goulart, que além de ser acu-
sado de inepto era apontado como agente da infiltração comunista no Brasil, foi 
fundamental. Mesmo jornais de longa tradição liberal, como o Correio da Ma-
nhã, estiveram na linha de frente do processo de desestabilização do governo. 
Ficaram famosos dois editoriais publicados por esse jornal nos dias 31 de março 
e 1º de abril, na agonia e na queda do governo Goulart. Os títulos – “Basta!” e 
“Fora!” – falavam por si. Clamavam pela deposição do presidente.

O apoio da imprensa ao golpe tem sido analisado em inúmeros trabalhos 
acadêmicos e, frequentemente, por jornalistas que acompanharam os aconteci-
mentos que precederam o abril de 1964 e os duros dias que se seguiram, com a 
instauração do regime militar. O jornalista Jânio de Freitas, atualmente membro 
do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, ressalta:

Nem o Correio da Manhã escapou de um comprometimento que não de-
veria ser esquecido nunca por todos os que, em qualquer momento pensem 
ou falem da imprensa brasileira. Havia uma multidão de jornais em São 
Paulo e no Rio, imensa, mas todos se comprometeram em larga medida 
com o que de pior pode haver em termos de regime político, com uma falsa 
concepção de imprensa, um utilitarismo muito ordinário. Eu não vejo que 
jornal possa se isentar desse quadro. (in Blass; Bertol, 2010)

O tom de campanha adotado pela maioria da mídia contribuiria também, 
e de forma decisiva, para o engajamento da classe média no movimento que 
levaria à queda de Goulart. Multidões foram às ruas, em marchas cada vez mais 
concorridas. Dias depois da vitória do golpe, essas passeatas, antes denominadas 
Marchas da Família com Deus pela Liberdade, eram noticiadas pelos jornais 
como Marchas da Vitória.



estudos avançados 28 (80), 201468

A vitória seria efusivamente festejada por toda a mídia. O título do edito-
rial de O Globo de 2 abril sintetiza a euforia: “Ressurge a democracia!”. O texto 
começava dizendo que a nação “vive dias gloriosos” graças à intervenção dos 
militares. As duas principais revistas semanais, O Cruzeiro e Manchete, lançam 
edições extras, com textos grandiloquentes que exaltavam a vitória do movi-
mento já então chamado de “revolução”. 

Nelson Werneck Sodré historia amplamente os antecedentes do golpe e o 
papel desempenhado pela imprensa no processo que levaria à quebra da legalida-
de democrática, em nome do combate ao comunismo. Ele aponta a atuação de 
agências de publicidade norte-americanas que atuavam no Brasil, detentoras de 
contas de grandes empresas estrangeiras, como instrumentos de cooptação da 
mídia, por meio da distribuição de verbas publicitárias. Jornais, revistas, emisso-
ras de rádio e TV eram financiados; os veículos que se recusavam a participar do 
esquema, que incluía a publicação de matérias pagas sem serem caracterizadas 
como tal, eram discriminados na destinação de verbas publicitárias. Um boletim 
intitulado Ação Democrática chegou a publicar listas de empresas que anuncia-
vam em publicações consideradas de esquerda, como Última Hora, apontando-
-as como financiadoras do comunismo.

Sodré (1966) cita que, paralelamente ao controle da mídia, desenvolviam-
-se as atividades de entidades destinadas ao financiamento de candidatos “antico-
munistas” em eleições parlamentares. Uma delas, o Instituto Brasileiro de Ação 
Democrática (Ibad), recebia para tanto recursos do exterior. Outra, o Instituto 
de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), constituído por empresários e militares, 
era voltada para ações “culturais”. As atividades dessas entidades se avolumaram 
de tal maneira que levaram à criação de uma Comissão Parlamentar de Inqué-
rito, perante a qual o tesoureiro do Ibad, Artur Oscar Junqueira, revelou que 
esse instituto financiara, nas eleições parlamentares de 1962, 250 deputados ou 
candidatos à Câmara. Esse financiamento alcançara a fabulosa quantia de cinco 
bilhões de cruzeiros (o salário mínimo na época era de 13.400,00 cruzeiros).

Os aplausos da mídia ao golpe não impediram que, uma vez instalados 
no poder, os militares desfechassem uma furiosa ofensiva contra participantes 
do governo deposto e cidadãos acusados de atividades esquerdistas. Jornalistas, 
professores, intelectuais, cidadãos suspeitos de subversão foram presos e tortu-
rados; vários tiveram seus direitos políticos cassados. Rapidamente o golpe que 
fora saudado como uma revolução revelava a sua verdadeira face.

Pouco mais de uma semana depois do golpe, os militares formaram o que 
chamaram de Comando Supremo da Revolução. No dia 9 de abril editavam o 
Ato Institucional nº 1 (AI-1), que tudo podia, acima do Congresso Nacional 
e do Judiciário. Armados do AI-1, os militares podiam alterar a Constituição, 
cassar mandatos, suspender direitos políticos, decretar o Estado de sítio.

A mídia noticiava as medidas de arbítrio e silenciava sobre as ameaças que 
pesavam sobre o país e ela própria. Mas havia exceções. O Correio da Manhã, 



estudos avançados 28 (80), 2014 69

que investira furiosamente contra o governo Goulart, pregando a sua derruba-
da, assumiu corajosamente o seu papel de informar e de criticar a violência dos 
golpistas. Nesse sentido, adiantava-se a Última Hora, o único que não aderiria 
ao golpe, mas que então dava passos incertos, na ausência de Samuel Wainer, 
que se exilara logo depois da queda de Goulart. O Correio sustentou sua posi-
ção o quanto pôde, mas pagaria caro por isso. Resistiu bravamente, a despeito 
do boicote publicitário que sofreu. Menos de um ano depois do golpe viu sua 
publicidade encolher drasticamente; tentou romper o cerco, até fez concessões, 
cortando cabeças ilustres de sua redação, como foi o caso de Carlos Heitor 
Cony, que desde os primeiros dias de abril vinha assinando artigos de crítica 
violenta ao novo regime. Outros jornalistas importantes, entre os quais Antônio 
Callado, deixaram o jornal. 

 A resistência do Correio continuou, apesar de tudo. Dava ampla cober-
tura às manifestações de protesto contra o regime. Uma delas, marcante, a da 
“Passeata dos Cem mil” (28 de junho de 1968), de protesto pelo assassinato do 
estudante Edson Luís de Lima Couto, num confronto com a polícia, ocupou 
quase toda a primeira página e outras internas, com todos os detalhes do aconte-
cimento. No dia 13 de dezembro, enquanto o Ministério e o Conselho de Segu-
rança Nacional se reuniam no Palácio das Laranjeiras, com o então ocupante da 
presidência da República, marechal Costa e Silva, para baixar o Ato Institucional 
nº5 (AI-5), a redação do Correio da Manhã era invadida pela polícia. Jornalistas 
foram presos. Um deles, Oswaldo Peralva, diretor de redação, foi algemado 
pelas costas e jogado num camburão. Tempos depois, a própria dona do jornal, 
Niomar Muniz Sodré, também seria presa.

Com o AI-5 veio a censura, que se fazia a distância, e instalou-se na redação 
do Correio. O jornal foi, aos poucos, definhando. Morreria ingloriamente nas 
mãos de um grupo ligado a empreiteiras, que o havia arrendado no final de 1969.

Os censores chegaram também à redação de O Estado de S. Paulo, que fi-
cara longe do Correio no confronto direto com o poder militar, mesmo que dele 
discordasse desde a imposição do Ato Institucional nº2, de 27 de outubro de 
1965, que entre outras coisas extinguia os partidos políticos e tornava indireta a 
eleição para presidente da República. 

A censura prévia ao Estado chegou antes mesmo da consumação do AI-5. 
Pode-se dizer que veio na véspera, 12 de dezembro, para impedir que um edi-
torial escrito por seu diretor, Júlio de Mesquita Neto, chegasse a conhecimento 
público. Perto da meia-noite, o chefe da Polícia Federal, general Sílvio Correia 
de Andrade, telefonou para a redação querendo saber qual seria a manchete do 
dia seguinte. Logo mais, às duas da madrugada do dia 13, estava nas oficinas 
do jornal que estava em final de impressão. Mandou que parassem as máquinas 
e ordenou a apreensão dos exemplares impressos O editorial, intitulado “Insti-
tuições em frangalhos”, tratava do episódio em que a Câmara dos Deputados 
negara a licença de cassação do deputado Márcio Moreira Alves, exigida pelo 



estudos avançados 28 (80), 201470

governo como punição pelo discurso em que o parlamentar atacara duramente 
o regime. Batia duro em Costa e Silva e mencionava “as contradições do artifi-
cialismo institucional que pela pressão das armas foi o país obrigado a aceitar”.

O jornal driblara a ordem de apreensão e conseguira lançar mais de cem 
mil exemplares nas bancas, incluídos 80 mil do Jornal da Tarde, o vespertino 
do grupo. Isso levou o general-chefe da censura a marchar sobre as bancas e a 
recolher, furioso, exemplares que sacudia no ar, furioso, enquanto gritava: “Este 
jornal traiu a Revolução!”.

No mesmo dia os censores, alguns de revólver à mostra, estavam na re-
dação e nas oficinas. A censura prévia, de “corpo presente”, permaneceria até 9 
de janeiro de 1969, Mas, como acontecia nos outros veículos de comunicação, 
continuou sendo feita a distância, por telex ou telefone. Três anos mais tarde, 
em agosto de 1972, os censores voltaram a agir diretamente da redação e de lá 
só saíram em janeiro de 1975, quando o general Geisel determinou o fim da 
censura prévia no grupo Estado.

Isso não significou que as restrições à liberdade de informação tivessem 
terminado para todos os veículos. Mas foi, sem dúvida, uma sinalização para a 
grande imprensa em geral, que, mesmo censurada a distância, foi aos poucos, 
cautelosamente, abrindo mão da autocensura, sem deixar, porém, a prática da 
omissão, evitando bater de frente com o regime.

Ao general Geisel, que encontrava forte resistência entre os militares que 
se opunham ao seu projeto de distensão – na verdade uma tentativa de prolon-
gar a ditadura –, interessava afrouxar os cordões que mantinham os jornais sob 
controle. Mas apenas na medida em que isso favorecia a publicação de notícias 
desfavoráveis à chamada linha dura. Para ele, não era uma questão de avançar no 
rumo da democracia, mas de enquadrar os militares que o desafiavam.

Nesse jogo, abrandavam-se os métodos de censura. Os grandes jornais, 
que rotineiramente recebiam listas de assuntos proibidos, viram-se de repen-
te livres delas. Mas mantinham-se cautelosos. Avançariam, ainda que tateando, 
meses depois, quando abriram espaço para informar sobre o assassinato do jor-
nalista Vladimir Herzog.

Nem toda a grande imprensa ficou livre da censura prévia. A revista Veja, 
a mais importante publicação semanal do país, vinha sob censura prévia des-
de 1974 e assim continuaria até 1976. Acontecimentos de grande importância 
como o assassinato de Herzog e a destituição do comandante do II Exército, 
general Ednardo Dávila Mello, não foram noticiados pela revista.

Quanto à imprensa alternativa, que de fato resistiu ao arbítrio, o furor 
censório manteve-se inalterado por todo o período ditatorial. Jornais foram 
proibidos de circular, tiveram edições inteiras apreendidas e, como no caso de 
O Pasquim, que resistia pelo humor, seus diretores foram levados à prisão. Essas 
publicações, entre as quais se destacaram os semanários Opinião e Movimento, 
resistiram bravamente. Este último, que começou a circular em meados 1975, 



estudos avançados 28 (80), 2014 71

permaneceu sob censura prévia até 1978. Durante três anos não pôde publicar 
uma linha sequer sobre o caso Herzog. Os censores não se davam ao trabalho de 
comparecer à redação: exigiam que todo o material de cada edição – textos, fo-
tos, vinhetas e até anúncios – fosse enviado à sede da Polícia Federal, em Brasília.

Outro jornal de combate, o Ex, conseguiu publicar em sua edição de no-
vembro de 1975 extensa e impactante matéria sobre a escalada que levou ao as-
sassinado de Herzog. Mas a ousadia lhe custou o desaparecimento, assim como 
aconteceu com outros jornais de resistência. 

O panorama era outro nas redações da grande imprensa. As discordâncias 
de seus proprietários com o regime militar não impediam que eles se mantives-
sem bem comportados. Em muitos casos faziam a autocensura ou, pior, “lim-
pavam” o noticiário produzido por seus repórteres. Foi o que aconteceu com 
o jovem repórter Ricardo Kotscho, que trabalhava no Estado ao mesmo tempo 
que cursava jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de 
São Paulo (ECA-USP). Ele cobria, em outubro de 1968, o conflito entre estu-
dantes da Universidade Mackenzie, que seguiam orientação do Comando de 
Caça aos Comunistas (CCC), e da Faculdade de Filosofia da USP, comandados 
pela esquerda. Suas matérias eram reescritas, informações eram omitidas. O jor-
nal era a favor da turma da direita e as alterações nos textos deixavam clara essa 
opção. O pessoal da Filosofia reclamava e o repórter tinha uma resposta pronta: 
“Não sou o dono do jornal”.

Os donos dos jornais atravessaram o período da ditadura fazendo um jogo 
dúbio em que as cartas eram, na maioria das vezes, favoráveis ao regime. A 
maioria fez autocensura ou fingiu uma mais que suspeita neutralidade. Alguns, 
como nos casos de O Estado de S. Paulo e do Correio da Manhã, reagiram aos 
“desvios” autoritários dos militares, mas a maioria silenciou, não apenas por 
temor de represálias, mas por apoiar os desmandos da ditadura. Presidente do 
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em 1975, pude constatar que a omissão 
de informação era a praxe na grande imprensa. Antes do assassinato do jornalista 
Vladimir Herzog, em dependência do II Exército, em São Paulo, os militares da 
extrema-direita haviam desfechado uma operação de caça a jornalistas acusados 
de subversão. Em notas sucessivas, enviadas às redações, o Sindicato denunciava 
as prisões. Raramente essas notas eram publicadas; nenhum jornal ousou per-
guntar nada além daquilo que constava nos comunicados. Nada era apurado, 
nada era investigado.

Esse comportamento mudaria gradativamente a partir da morte de Her-
zog, quando O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde, que já estavam livres da 
censura prévia, foram abrindo espaço cada vez maior para noticiar o caso. E não 
só noticiar como condenar a violência dos militares em editoriais candentes. Os 
demais jornais noticiavam cautelosamente, mesmo que privilegiando os comuni-
cados oficiais, que ofereciam a versão de suicídio para a morte do jornalista. De 
qualquer modo era um avanço, o despertar de longos anos de silêncio.



estudos avançados 28 (80), 201472

Nesse caso estava a Folha de S.Paulo, carro-chefe da empresa Folha da Ma-
nhã, comandado por Octavio Frias de Oliveira. Mas o grupo mantinha também 
a Folha da Tarde, um vespertino que assumira uma linha de esquerda antes do 
AI-5, mas que depois sofreu uma virada violenta, a ponto de ser considerado 
porta-voz da repressão política. Mas especificamente da Delegacia de Ordem 
Política e Social (Dops) e da Operação Bandeirante, que evoluiria para o Desta-
camento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Inter-
na (DOI-Codi), onde Herzog foi morto sob tortura. 

A Folha da Tarde era, praticamente, o avesso da Folha de S.Paulo, apesar da 
linha cautelosa e mesmo da concordância que essa mantinha em relação à dita-
dura militar. Em sua redação chegaram a trabalhar alguns policiais, em verdadei-
ra dupla militância. Na verdade, militância a favor da ditadura. Havia acusações 
de que os carros do jornal serviam em operações da repressão política.

O caso Herzog escancarou o absurdo da existência de jornais tão dife-
rentes editados pela mesma empresa. Enquanto a Folha de S.Paulo, com seus 
cuidados, informava com economia de espaço sobre os fatos que se seguiram 
ao assassinato do jornalista, a Folha da Tarde se esmerava em reforçar a versão 
dos militares. A manchete de primeira página do dia 27 de outubro, dois dias 
depois do ocorrido, anunciava: “Comunistas levam colega ao suicídio”. E já 
no dia seguinte completava o serviço: “Herzog é sepultado e perícia confirma: 
suicídio”. 

A tragédia de Herzog servira, apesar das versões dos militares veiculadas 
pela Folha da Tarde, para espantar o fantasma da censura, que pairava em todas 
as redações. E, de modo marcante, contribuiu para substancial mudança na linha 
editorial da Folha de S.Paulo. Desde janeiro de 1969, quando a censura caiu pe-
sadamente sobre toda a imprensa, o jornal de Octavio Frias deixara de publicar 
o editorial, tornando-se assim o único dos grandes jornais brasileiros a abrir mão 
do espaço destinado à sua opinião. 

No dia seguinte ao culto ecumênico celebrado na catedral de São Paulo, 
no dia 31 de outubro de 1975, em memória do jornalista assassinado, a Folha 
estampava de volta o seu editorial. O culto, que levou oito mil pessoas à praça da 
Sé, realizara-se sem incidentes, ao contrário do que era esperado pelos militares, 
que haviam cercado a catedral e sitiado toda a cidade. Havia a ameaça de um 
massacre, a cidade e o país viveram momentos de grande tensão. 

A Folha de S.Paulo expressou em seu editorial o alívio geral proporcionado 
pela realização do culto, sem incidentes. O alívio era exposto no título – “Lição 
e ponderação” –, enquanto o texto que se guia revelava um novo tom:

Uma lição para todos os radicais, de um e de outro lado, que vaticinavam 
catástrofes, esperando uma irrefreável escalada da subversão ou a violência 
indiscriminada de uma repressão. Uma ponderação de que o ocorrido está 
a recomendar maior vigilância no resguardo aos direitos inerentes à pessoa 
humana, para que tais fatos não mais se repitam em nosso país.



estudos avançados 28 (80), 2014 73

Anos depois, quando o povo começou a tomar as ruas exigindo o fim do 
arbítrio, pelas eleições diretas para a Presidência da República, a Folha saía na 
frente, abrindo as suas páginas para aquelas que se constituiriam na maior mani-
festação de massa da história do Brasil.

Outros grandes jornais passaram a dedicar mais espaço à reação da socie-
dade civil, que se organizava em movimentos que se mostravam irreversíveis. 
Eles haviam engolido a censura ou convivido sem protesto com o arbítrio. Até 
que perceberem que a mercadoria que vinham entregando aos seus leitores – a 
informação – começava a não ser aceita, por falta de credibilidade. 

Referências

ABRAMO, Z. W.; MAUÉS, F. Pela democracia, contra o arbítrio – A oposição demo-
crática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já. São Paulo: Editora Perseu Abra-
mo, 2006.

ABREU, J. B. de. As manobras da informação. Rio de Janeiro: Mauad; Eduf, 2000.

AZEVEDO, C. Jornal Movimento – Uma reportagem. São Paulo: Editora Manifesto, 
2011.

BLASS, S.; BERTOL, R. (Org.) Memória de repórter – Lembranças, casos e outras his-
tórias de jornalistas brasileiros. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2010.

DANTAS, A. As duas guerras de Vlado Herzog – Da perseguição nazista na Europa à 
morte sob tortura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FALCÃO, A. Tudo a declarar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

GASPARI, E. A ditadura encurralada. São Pulo: Cia. das Letras, 2004.

JORGE, F. Cale a boca, jornalista – O ódio e fúria dos mandões contra a imprensa bra-
sileira. São Paulo: Novo Século, 2008.

KUSHNIR, B. Cães de guarda – Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 
1988. São Paulo: Boitempo, 2004.

LIMA, V. A. de. Mídia – Crise política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu 
Abramo, 2006.

MATTOS, S. Mídia controlada – A história da censura no Brasil e no mundo. São Pau-
lo: Paulus, 2005.

PEROSA, M. F. de L. Cidadania proibida – O caso Herzog através da imprensa. São 
Paulo: Imprensa Oficial, 2001.

SALDANHA, M. O país transtornado – Memórias do Brasil recente. Porto Alegre: 
Movimento, 2012.

SILVA, H. O poder militar no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1987. 

SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 
1966.

WILLIAM, W. O soldado absoluto – Uma biografia do marechal Henrique Lott. Rio de 
Janeiro: Record, 2006.



estudos avançados 28 (80), 201474

resumo – Este artigo trata do papel desempenhado pela grande imprensa no processo 
político brasileiro, a partir do início dos anos 1950, com a volta ao poder, pelo voto po-
pular, de Getulio Vargas, que sustentara a ditadura do Estado Novo até 1945, quando 
foi deposto pelos militares. Setores conservadores da direita moveram-lhe, com o apoio 
da mídia, campanha que terminou por levá-lo ao suicídio, em l954. Várias tentativas 
de golpe se sucederam, até que em 1964, com o decidido apoio dos principais veículos 
de comunicação, um golpe militar implantou a ditadura no país. Esses mesmos veícu-
los, alguns dos quais participaram diretamente da conspiração que levou à derrubada 
do governo constitucional de João Goulart, desempenharam papel importante como 
apoiadores da ditadura militar.

palavras-chave: Getulio Vargas, Grande imprensa, João Goulart, Golpe de Estado, 
Ditadura militar. 

abstract – This article outlines the role of the mainstream press in Brazil’s political 
process since the early 1950s, with the return to power (by popular vote) of Getulio 
Vargas, who held the Estado Novo dictatorship until 1945, when he was deposed by 
the military. Conservative right-wing sectors, with support from the media, led a cam-
paign against him, eventually leading to his suicide in 1954. Several attempted coups 
ensued until 1964, when, with resolute support from major media outlets, a military 
coup established a dictatorship in the country. These same media outlets, some of which 
participated directly in the conspiracy that led to the overthrow of the João Goulart’s 
constitutional government, played an important role as supporters of the military dic-
tatorship.

keywords: Getulio Vargas, Mainstream press, João Goulart, Coup d’État, Military dic-
tatorship.

Audálio Dantas é jornalista brasileiro. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas 
Profissionais no Estado de São Paulo. Elegeu-se deputado federal pelo MDB, em 
1978. Em 2013, recebeu o prêmio “Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato”, con-
ferido pela União Brasileira de Escritores.  @ – comunicacao@audaliodantas.com.br

Recebido em 17.2.2014 e aceito em 5.3.2014.

I Audalio Dantas Comunicação e Projetos Culturais, São Paulo/SP, Brasil.


