O discurso iconográfico como signo das Luzes: o frontispicio da Encyclopédie e a obra de Mestre Ataíde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.230757Palavras-chave:
Mestre Ataíde, Iconografia, Iluminismo, EncyclopédieResumo
O pensamento Iluminista francês desenvolveu uma iconografia própria. Mestre Ataíde, um proeminente artista brasileiro do período colonial, possuía em sua biblioteca manuais de gravuras, incluindo pranchas da Encyclopédie. Uma análise comparativa da estrutura composicional e das linhas de força do Frontispício da Encyclopédie (Cochin, 1675) e das obras Ascensão de Cristo (1806) e Assunção da Virgem (1804), ambas de Mestre Ataíde, indica a possível presença de signos das Luzes em sua iconografia. Com base em tal premissa, espera-se contribuir com os estudos que relacionam as Luzes francesas ao Brasil no século XIX.
Downloads
Referências
Argan, Giulio C. (1992). Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâ-neos. Tradução de Federico Carotti e Denise Bottmann. São Paulo: Compa-nhia das Letras.
Brooks, Kevin R. (2017). “Depth Perception and the History of Three-Dimensional Art: Who Produced the First Stereoscopic Images?”. i-Perception, 8(1). DOI: 10.1177/2041669516680114, online.
Almeida, Milton José de. (2018). “Rede de textos e imagens e metamorfoses visu-ais”. Educação & Sociedade, 39 (142), pp. 203-226.
Careta, Marco Aurélio Figueroa. (2014). O paraíso aos mineiros: proposições acerca de um discurso poético de Manoel da Costa Ataíde. Dissertação de Mestrado, Institu-to de Artes, UNICAMP.
Coelho, Beatriz. (2007) “Restaurações de Pinturas do Mestre Ataíde”. In: Adalgi-sa Arantes Campos. Manoel da Costa Ataíde: Aspectos Histórico, Estilísticos, Icono-gráficos e Técnicos. Belo Horizonte: C/Arte, pp. 83-110.
Demarne, Michel. (1730). Histoire Sacrée de la Providence et de la Conduite de Dieu sur les Hommes depuis le Commencement du Monde jusq’aux Temps prédits dans l’Apocalipse. Paris/Aix les bains: Le Beau Livre.
Diderot, Denis (1992). Political Writings. Cambridge: Cambridge University Press.
Diderot, Denis (1996). “Essais sur la peinture. Salons de 1759, 1761, 1763”. Oeuvres com-pletes, tomo X. Paris, J. Asserat, p. 448.
Dupuy, Pascal. (2013). “Planches de l’Encyclopédie”. Histoire par l’image [en ligne]. https://histoire-image.org/etudes/planches-encyclopedie.
Florenzano, Modesto (1995). “François Furet – Historiador da Revolução France-sa”. Revista de História, 132, pp. 95-109.
Fort, Bernadett. (1994). “An Academician in the Underground: Charles-Nicolas Cochin and Art Criticism in Eighteenth-Century France”. Studies in Eighte-enth-Century Culture, e 23, pp. 3-27.
Diderot, Denis (1989). Pensando a Revolução Francesa. Tradução de Luiz Marques e Martha Gambini. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Diderot, Denis; Richet, Denis (1973). La Révolution française. Paris: Hachette.
Gravelot, Hubert-François e Cochin, Charles-Nicolas. (1791). Iconologie par fi-gures, ou traité complet des Allégories, Emblèmes etc, Paris, Le Pan.
Levy, Hannah. (1944). “Modelos europeus na pintura colonial”. Revista do SPHAN, Rio de Janeiro, 8, pp. 149-155.
Monteiro, Cenise Maria de Oliveira. (2020). “O Barroco e o Rococó de Manoel da Costa Athaíde: o forro da nave da Capela da Ordem de São Francisco da Penitência em Ouro Preto, MG”. Revista Linguagens nas Artes, (1) 1, pp.52-78.
Oliveira, Adriana. (2021). “Segregation and Integration in Brazil’s late 18th Centu-ry creole society: the case and context of artist Mestre Athaíde in Minas Ge-rais”. International Journal of Humanities, Art and Social Studies (IJHAS) 2 (5). DOI:10.3121/IJHAS.2021.125.
Pifano, Raquel Quinet. (2009). “Pintura colonial brasileira: o atravessamento do texto”. 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, pp. 2604-2612.
Pignataro, Marly Spitali de Mendonça. (1983). Athayde: as multifaces de um artista barroco mineiro (branco e preto, azul e vermelho). Dissertação apresentada junto ao Departamento de Filosofia da FAFICH/UFMG, 1983.
Ripa, Cesare (1645). Iconologia. Veneza: Presso Cristoforo Tomasini.
Santiago, Camila. (2012). “Do impresso à pintura”. Revista do Arquivo Publico Mineiro, p. 64-75, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lilian Cristina Monteiro França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.