Jean-Baptiste Debret, cronista das Luzes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.230756Palavras-chave:
Debret, Luzes, BrasilResumo
O objetivo deste artigo é analisar a obra Viagem histórica e pitoresca ao Brasil, de Debret, e demonstrar que ele opera marcado pelas Luzes francesas. O texto está dividido em quatro partes, além da introdução e da conclusão: na primeira, apresenta o contexto histórico a partir do qual Debret se formou na pintura e recebeu as principais influências naquela arte; a segunda, aborda os aspectos técnicos de escrita da obra; a terceira toca no tema indígena; na quarta, problematiza a crônica urbana, com foco na cidade do Rio de Janeiro; a quinta e última, retoma a sua tese central: Debret olha o Brasil sob a perspectiva das Luzes.
Downloads
Referências
Aulard, Alphonse. (1889-1897). La Société des Jacobins: recueil de documents pour l’histoire du club des Jacobins de Paris. Paris, Jouaust, Quantin, 6 volumes.
Bandeira, Julio Bandeira e Lago, Pedro Correa. (2003 [2007]). Debret e o Brasil. Obra completa 1816-1831, Rio de Janeiro, Capivara Editora, p. 9.
Bandeira, Julio, Maya, Castro. Colecionador de Debret. (2003). Catalogue d’exposition: Rio de Janeiro, Museu da Chácara do Céu.
Bandeira, Julio, Xexéo, Pedro Martins Caldas, Conduro, Roberto. (2003). A missão francesa. Rio de Janeiro, GMT Editores.
Cook, James. (1774). Relation des voyages entrepris par ordre de sa majesté britanique. Paris, Saillant et Nyon.
Debret, Jean-Baptiste. (2016). L’Atelier tropical. Peintres, écrivains et savants français au Brésil (1816-1850). Catalogue de l’exposition du 19 octobre- 20 décembre 2016, Paris, Maison de l’Amérique Latine.
Debret, Jean-Baptiste. (2014) Voyage pittoresque et historique au Brésil. Réédition Actes Sud/Imprimerie Nationale.
Duchet, Michèle.(1971). Anthropologie et histoire au Siècle des Lumières. Paris, Maspero.
Dummont, Juliette. (2011). “Des précieux ressortissants, d’encombrants émigrés: la France e les Français du Brésil au début du dixhuitième siècle”. Les français au Brésil XIX-XX siècles, sous la directioncd Laurent Vidal e Tania Regina de Luca, Les Indes savantes.
Grenouilleau, Olivier. (2017). La révolution abolicioniste. Paris, Gallimard.
Moreau, François. (2005). “Le Brésil pittoresque de Jean-Baptiste Debret, ou l’observateur empêché”. Théatre des voyages, Une scénographie de l’âge classique. Paris, PUPS.
Prado, J. F. de Almeida. (1990). O artista Debret e o Brasil. São Paulo, Companhia Editora Nacional.
Schwarcz, Lilia Moritz. (2008). O sol do Brasil, Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de Dom João. São Paulo, Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lise Andries; Maria das Graças de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.