Aspectos da pós-modernidade em "A caverna", de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p82-95Palavras-chave:
José Saramago, Literatura portuguesa, A caverna, Pós-ModernidadeResumo
No artigo que se segue, apresentaremos uma reflexão sobre alguns aspectos da Pós-Modernidade no romance A caverna (2000), de José Saramago. Para tal, foi preciso ilustrar um esboço sobre a constituição da personagem principal do romance, o oleiro Cipriano Algor, como sujeito que sentiu o impacto da lógica do lucro e suas consequências na vida do indivíduo. Para a concretização do trabalho, utilizamos como aparato teórico apontamentos de Zygmunt Bauman (2001), Beatriz Sarlo (2006), Anthony Giddens (1991), Slavoj Žižek (2012), entre outros, no que concerne a teoria sobre o período pós-moderno e as profundas mudanças em diversos seguimentos da vida humana. Sobre a crítica literária específica do escritor português, empregamos os apontamentos de Ana Paula Arnaut (2008). O procedimento metodológico de construção do artigo se deu por meio da pesquisa no referencial teórico já aludido e no debruçar sobre a obra chave do presente estudo, A caverna. O que levou a refletir o quanto que José Saramago soube de forma maestra representar figuras e aspectos da memória e do viver coletivo.
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