ACERCA DA LIÇÃO DA GNOSE ALMADIANA

Autores

  • Mary Nascimento da Silva Leitão Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p167-170

Palavras-chave:

Almada Negreiros, Residualidade,

Resumo

Almada dividiu-se em diferentes modos de expressão artística. E Martins parte dessa ideia para mostrar que mesmo tendo essa rica multiplicidade artística, Almada Negreiros demonstrou em sua obra a “inteireza do seu ser”, a busca pela unidade, a qual foi estudada na obra em análise a partir dos conceitos de “intrasubjetividade” e “intersubjetividade”. Isso, segundo a autora, torna-se peculiar diante das produções de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, as quais focaram a fragmentação, seja múltipla ou simplesmente dupla, aos moldes de cada autor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mary Nascimento da Silva Leitão, Universidade Federal do Ceará
    Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

MARTINS, Elizabeth Dias Martins. Do fragmento à unidade: a lição da gnose almadiana. Fortaleza: EDUFC, 2013. 229 p.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

Leitão, M. N. da S. (2016). ACERCA DA LIÇÃO DA GNOSE ALMADIANA. Revista Desassossego, 7(14), 167-170. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p167-170