Apenas a minha versão de “Petaluma” ou “Petaluma” é apenas uma versão de mim
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i17p174-187Keywords:
Escrita de si, Trauma, Performance.Abstract
Neste ensaio em primeira pessoa, analiso o conto de minha autoria “Petaluma”, narrativa cujo narrador-personagem se chama Tiago Velasco (mesmo nome do autor do livro). Por meio de uma epistemologia construtivista, posiciono-me como um observador de segunda ordem para desvelar as estratégias narrativas utilizadas em busca de determinados efeitos. Ao deixar claro que todo objeto é uma construção do observador e de onde esses objetos – o conto e este ensaio – foram construídos, assumo a parcialidade da minha reflexão e, também, a pretensão de não fechamento de sentido. Para isso, primeiramente, o ensaio apresenta quem constrói a reflexão, o lugar de fala; posteriormente, apresento uma leitura possível de “Petaluma”, como uma narrativa híbrida – no que se refere à ficcionalidade e à referencialidade autobiográfica – do sofrimentoDownloads
References
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987. (fragmentos escolhidos)
BERGER, Peter L. Alternação e biografia ou: como adquirir um passado pré-fabricado. In:________. Perspectivas sociológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1983, p. 65-77.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CASTELLO, José. Ribamar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (Formato: ePub).
DURAS, Marguerite. A Dor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, p. 122-197.
GONÇALVES, Bruna. Identidade e transição. Amálgama, 30 out. 2014. Disponível em: . Acessado em: 4 dez. 2014.
HIDALGO, Luciana. Literatura da urgência: Lima Barreto no domínio da loucura. São Paulo: Annablume, 2008.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras: 2012.
LACAN, Jaques. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LAING, R.D.; PHILLIPSON, H.; LEE, A.R. Percepção interpessoal. Rio de Janeiro: Eldorado, 1972.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.B. Vocabulário de psicanálise. 7ª ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1983, p. 678-684.
LÍSIAS, Ricardo. Divórcio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
MAMBRINI, Miriam. Título. Miriam Mambrini, 9 out. 2014. Disponível em: . Acessado em: 4 dez. 2014.
MASEN’S TALE, Título. 15 nov. 2014. Disponível em: . Acessado em: 4 dez. 2014.
POERKSEN, Benhard. Provocations of an Epistemology. Constructivist Foundations, vol. 6, nº 1, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2ª ed., 1ª reimp., São Paulo: Editora 34, 2012.
SIMMEL, Georg. O Estrangeiro. RBSE, Vol. 4, nº 12, dez. 2005.
TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999.
TAVARES, Sérgio. Terceiro livro de escritor carioca é um flerte com o real e o absurdo. Jornal Opção, Goiás, edição 2065, 1 a 7 fev. 2015. Disponível em: <http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/terceiro-livro-de-escritor-carioca-e-um-flerte-com-o-real-e-o-absurdo-27672/>. Acessado em: 17 de ago. 2015.
VELASCO, Tiago. Petaluma. In: VELASCO, Tiago. Petaluma. Rio de Janeiro: Oito e Meio, 2014, p. 83-106.
VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).