O punctum no processo de escrita de W ou a memória da infância, de Georges Perec
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i14p43-59Palavras-chave:
Fotografia, memória, autobiografia, A Câmara ClaraResumo
O texto tem como objetivo realizar uma leitura da obra W ou a memória da infância, a partir da perspectiva d’A câmara clara. Segundo Barthes, a foto não rememora o passado. Perec, por sua vez, afirma ter escrito um dos seus principais textos autobiográficos a partir da descrição de algumas fotos antigas. Como podemos pensar nesse trabalho de escrita a partir da observação e descrição detalhada das fotografias? Os conceitos de studium e punctum podem estar presentes na leitura de Perec? A relação entre a memória e a observação de fotos, tão presente em A câmara clara, será discutida aqui a partir desse texto autobiográfico, permeado por vazios, esquecimentos e imagens ausentes.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOURDIEU, Pierre. Un art moyen : essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Éditions de Minuit, 1989.
CAHIERS GEORGES PEREC 2. W ou le souvenir d’enfance : une fiction ? Actes du séminaire Georges Perec (1986-1987). TEXTUEL 34/44, vol. 21, Université Paris VII, 1988.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
LEJEUNE, Philippe. La mémoire et l´oblique. Georges Perec autobiographe. Paris: P.O.L. 1991.
______. “La rédaction finale de W ou le souvenir d’enfance”. In: Poétique. Seuil, 2003, n. 133, p. 73-107.
MAGNÉ, Bernard. “Les descriptions de photographies dans W ou le souvenir d’enfance”. In: Le Cabinet d’amateur. Perec et l’image, nº 7-8, Presses Univ. du Mirail, 1998, p. 9-29.
NORDHOLT, Annelise Schulte. Perec, Modiano, Raczymow La génération d’après et la mémoire de la Shoah. New York: Editions Rodopi, 2008.
PEREC, Georges. Je suis né. Paris: Seuil, 1990.
______. W ou le souvenir d’enfance. Paris: Denöel, 1975.
______. W ou a memória da infância. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PONTALIS, Jean-Bertrand. O amor dos começos. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1988.
REGGIANI, Christelle. « Perec: une poétique de la photographie ». Littérature, Paris, v.129, p. 77-106, 2003.
ROPARS-WUILLEUMIER, Marie-Claire. « Image et temps, ou le temps de l'arrêt ». Littérature, Paris, v.115, p. 94-103, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).