Imperativo palindromático infinito: literaturacontraliteratura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p207-214Palavras-chave:
ética, autor, gesto, Foucault, Rancière, literatura.Resumo
Trata-se no presente ensaio de criar uma relação de espelhismo entre o primeiro momento do texto dedicado à leitura de Foucault do que caracteriza um autor e o segundo momento, à leitura de Rancière do que pode vir a ser um espectador. Tal espelhismo visa produzir uma inquietação ética em nosso leitor para as relações entre escrita e leitura.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Conversações – III Michael Foucault. São Paulo: Editora 34, 2010. Trad. Peter Pál Pelbart.
DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: Edições 70, 2005. Trad. Pedro Elói Duarte.
DELEUZE, G. “Platão e o Simulacro”. In: Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes.
DE DUVE, T. Cinco reflexões sobre o julgamento estético. Revista Porto Arte: Porto Alegre, V. 16, N. 27, NOVEMBRO/2009.
FOUCAULT, M. “Linguagem e Literatura”. In: MACHADO, R. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa.
INFANTE, C. “La Aliteratura”. In: Exorcismos de esti(l)o. Barcelona: Seix Barral, 1976.
LIBERTELLA, H. Nueva escritura en Latinoamérica. Buenos Aires: Ediciones El Andariego, 2008.
LUDMER, J. Literaturas Pós-autônomas. Ciberletras: Revista de crítica literaria y de cultura, n. 17, julho de 2007.
MACHADO, R. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
MOTTA, M. B. “Apresentação”. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. Pág. 26. Trad. Ivone C. Benedetti.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).