A DIFERENÇA E A LOUCURA EM O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS, DE LÍDIA JORGE, E JERUSALÉM, DE GONÇALO M. TAVARES

Autores

  • Juliana Florentino Hampel Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p42-54

Palavras-chave:

(inter)discurso, loucura, razão, verdade, enunciação

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma análise comparativa de dois romances portugueses contemporâneos: O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge, e Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares analisando o ponto temático comum entre os autores, qual seja: o da formação discursiva por parte de indivíduos considerados doentes mentais e o interdiscurso existente entre eles, responsável pela criação de uma verdade, e os dos normatizadores, que os interpelam, invalidando-os. Ancorados nas teorias foucaultianas que tratam do rompimento entre a linguagem comum que havia entre a Razão e a Loucura, ocorrido a partir do século XVII, analisaremos como o tema retrata os conflitos prementes da contemporaneidade, e de que modo está sendo abordado pelos dois escritores. As obras escolhidas apresentam o discurso de personagens diagnosticadas com diferentes graus de loucura, que buscam elos perdidos com o mundo a seu redor por meio de dificultosos processos de enunciação provenientes de seres obsessivos, dementes e fantasiosos, nos quais a diferença é apontada como característica principal.

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Biografia do Autor

  • Juliana Florentino Hampel, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
    Sou graduada em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela mesma universidade e curso o Doutorado na mesma instituição.

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hampel, J. F. (2014). A DIFERENÇA E A LOUCURA EM O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS, DE LÍDIA JORGE, E JERUSALÉM, DE GONÇALO M. TAVARES. Revista Criação & Crítica, 13, 42-54. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p42-54