CULTURA E CONTRACULTURA: FERLINGHETTI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p127-137Palavras-chave:
cultura, contracultura, poesia beatResumo
O presente artigo tem como objetivo traçar um paralelo entre os conceitos de Cultura e Subcultura, em contraponto à ideia de Contracultura, como proposto por Luis Britto García. Para isso, utilizamos como referência a poesia beat americana, movimento formado pela geração de poetas da década de 60 que tinha como proposta uma desarticulação dos valores estabelecidos. Como método, nos aproximamos de um desses poetas, Lawrence Ferlinghetti e observamos que, tanto na composição de sua escrita, quanto no seu papel como editor de livros, havia um procedimento de destaque para a função de uma “leitura”: leitura de poesia, do mundo e da geração. O leitor, então, se torna a utopia da escrita e da formação de uma cultura, ou contracultura, por fora das lógicas institucionalizadas e estabelecidas.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.
________________. Origem do drama barroco alemão I. Tradução, apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
________________. Sobre alguns temas em Baudelaire. Tradução de E. A. Cabral e J. B. de Oliveira Damião. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, W.; ADORNO, T. W.; HABERMAS, Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
________________. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2006.
BERGSON, Henri. Memória e Vida. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2006.
BRITTO GARCÍA, Luis. Cultura e contracultura. In: ___ El império contracultural: del Rock a la postmodernidad. La Habana, Cuba: Editorial Arte y Literatura, 2005 (1. ed. 1991)
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FERLINGHETTI, Lawrence. Um Parque de Diversões na Cabeça. São Paulo: L&PM Pcket, 2007.
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In:___ A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
LEMINSKI, Paulo. Uivo e Silêncio. In: Anseios Crípticos 2. Curitiba: Criar Edições, 2001.
________________. Vida: Cruz e Souza, Bashô, Jesus e Trotski. – 4 biografias. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PIVA, Roberto. Um Estrangeiro na Legião – obras reunidas, volume 1. organização Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. II, número 3, 1989.
ROSZAK, Theodore. Contracultura: reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Petrópolis, Vozes, 1984.
WILLER, Claudio. Geração Beat. São Paulo: L&PM Pcket, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).