Babel de papel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p96-110Palavras-chave:
Literatura, Crítica, Filosofia, História, Teoria, ArteResumo
A densidade da leitura lida e traduzida nas palavras de um outro. A densidade que permite esboroar fronteiras: culturais, de gênero, de línguas. Referências que atravessam, narrativas deslocadas, discursos embaralhados. A Trilogia de Nova Iorque é a Babel de Paul Auster: a literatura, a crítica, a história, a arte. Apresentando, representando, reconhecendo a leitura como a grande possibilidade de abarcar em uma mesma torre as diferenças, os atrasos, as discrepâncias, mas também aos encontros e as relevâncias. Mais que ficção ou crítica, a trilogia, qual performance, parece teorizar a filosofia, ficcionalizar a teoria, filosofar com a literatura, historicizar a... Ou nada disso. Talvez, e apenas talvez, seja nada mais que um chamado para dançar com as palavras, seguir os fios dos fios que seguem seus traços...
Downloads
Referências
AUSTER, P. “Cidade de vidro”. In:AUSTER, P. (1986) A trilogia de Nova York. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
AUSTER, P. O caderno vermelho: histórias reais. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BENJAMIN, W. (1916). Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. Trad. Maria Luiz Moita. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus Ed., 2002.
DERRIDA, J. (1987). Torres de Babel. Trad. Junia Barreto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
GAGNEBIN, J. (1940?) “Walter Benjamin ou a história aberta” (prefácio). In: BENJAMIN, W. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
KRAUSE, G. O livro da Metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).