Marcus Vinícius Faustini e a produção literária da biografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i11p36-47Palavras-chave:
Marcus Vinícius Faustini, autobiografia, representaçãoResumo
Em Guia afetivo da periferia, Marcus Vinícius Faustini lança mão de expedientes narrativos “literarizantes” para construir o relato de sua juventude como morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir da identificação das contingências materiais que conformam a experiência sensível do autobiografado, esta análise, ao tomar o conceito de mimesis na literatura como representação interessada e produtiva, busca identificar no texto de Faustini o tratamento original dado às referências extralinguísticas. Ao não reconhecer servilmente o elemento prévio do qual parte, mas, ao mesmo tempo, assumindo-o como ponto fundante da condição de seu relato, o escritor concebe singular obra de ressignificação da experiência juvenil na periferia de uma grande cidade brasileira – ainda que para tanto deva servir-se de filiações culturais e estéticas convencionais.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Elegia 1938”. In: ______. Sentimento do mundo. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2006.
BRITTO, Paulo Henriques. Tarde. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, Antonio. “Poesia e ficção na autobiografia”. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989.
DALCASTAGNÈ, Regina. “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, 2005.
FARINACCIO, Pascoal. A questão da representação e o romance brasileiro contemporâneo. 2004. 304 f. Tese de Doutorado ¬– Universidade Estadual de Campinas, 2004.
FAUSTINI, Marcus Vinícius. Guia afetivo da periferia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
FELINTO, Marilene. As mulheres de Tijucopapo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 17. ed. Trad. de Maria Cecília Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2009.
LIMA, Luiz Costa. “Representação social e mimesis”. In: ______. Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
SOARES, Luiz Eduardo. “Prefácio”. In: FAUSTINI, Marcus Vinícius. Guia afetivo da periferia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).